A última turma de 2022 do Ambev VOA, programa de transformação social da companhia, está formada. Em evento realizado na sede da Ambev, em São Paulo.
Jean Jereissati, CEO da companhia, entregou o certificado de melhor ONG do Programa de Excelência do VOA (PEX) para a Amunam – Associação de Mulheres de Nazaré da Mata, de Pernambuco, mentorada pela colaboradora da companhia, Risonete Pereira.
Leia também: Jovens de São Paulo criam jornal sobre sustentabilidade
“A Amunam trabalha com enfrentamento a violência doméstica e outros direitos das mulheres. É de muita potência. A vontade de aprender, de fazer com que a organização cresça para que elas possam atender mais mulheres e crianças, pois além do atendimento às mulheres, elas estão dando apoio para as famílias e trabalhando para dar suporte para os jovens”, destacou Risonete Pereira.
Além do reconhecimento para a melhor ONG do Programa de Excelência do VOA, o selo de Gestão e Confiança do VOA também foi dado para todas as ONGs que foram aprovadas na auditoria do Instituto Doar, depois de passarem por uma avaliação dos seus mentores e auto-avaliações. Na sequência, rolou um bate-papo com a presença de Marcelo Estraviz e Silvia Naccache sobre como foi vivenciar toda essa jornada, contando com a fala de algumas ONGs que foram destaques durante esse processo.
Todas as ONGs do Brasil que participaram do programa estavam presentes no encerramento da turma, com representantes de várias regiões do país.
Sobre a Amunam
A Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, localizada em Pernambuco e fundada no dia 23 de janeiro de 1988, está a 65 km da capital do estado, Recife, e é a primeira organização da sociedade civil que nasceu com a proposta de lutar pelos direitos, desejos, sonhos das mulheres e para o enfrentamento da violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes e jovens.
Hoje, a ONG atua em 53 municípios de Pernambuco: Mata Norte, Mata Sul, Sertão do Pajeú e Região Metropolitana. Suas ações são voltadas para o fortalecimento e empoderamento das mulheres a partir dos 8 anos de idade , envolvendo atores sociais, família, escolas, poder público, sociedade civil, voluntários e parceiros (locais, regionais, nacionais e internacionais), atuando em quatro eixos: Desenvolvimento do Potencial Humano, Direito e Cidadania, Comunicação Social e Cultura.
Sobre o VOA
Nascido em 2018, com mais de 10 milhões de pessoas impactadas, o VOA é o programa de voluntariado da Ambev focado em capacitar os responsáveis por organizações e negócios sociais para realizarem uma gestão mais eficaz. O trabalho é feito por colaboradores da companhia, que doam seu tempo e conhecimento para atuarem como mentores, lado a lado com as entidades parceiras.
O objetivo é alavancar o impacto social de organizações que trabalham para o desenvolvimento, educação e geração de oportunidades. Os voluntários compartilham seu conhecimento em gestão de pessoas e de projetos, orçamento, definição de metas, captação de recursos e planejamento estratégico.
A partir desses pilares, as organizações saem mais preparadas para realizarem seus propósitos de transformação social. O objetivo é que as instituições sejam capazes de não só continuar com os seus projetos, imprescindíveis à sociedade, como também consigam se fortalecer e até mesmo expandir a sua área de atuação.