O projeto Caminhos da Sustentabilidade avança mais uma etapa educacional em São Paulo (SP), onde é patrocinado pela Sotreq, com a entrega dos jornais estudantis em duas escolas públicas do município.
As reportagens e a diagramação dos jornais foram feitas pelos próprios alunos após oficinas de capacitação para professores e workshops de design gráfico.
A entrega aconteceu no último dia 17/11 nas escolas vencedoras do projeto, a E.E. Professor Emydio de Barrosea E.E. Professor EnnioVoss.
A inspiração para o projeto são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao todo, em São Paulo, 180 alunos foram impactados pelo projeto, 5 professores e 37 educadores envolvidos em diferentes fases da iniciativa, 74 alunos no Dia do Design, 8 reportagens inscritas e 2 vencedoras.
O jornal de São Paulo, nomeado por alunos e professores, recebeu o título “Sustentabilizando” e traz reportagens sobre saneamento básico, comunidades sustentáveis e brinquedos a partir da reciclagem.
Para o coordenador do Caminhos da Sustentabilidade, Allan de Amorim, a junção da sustentabilidade com a responsabilidade do jornalismo é um importante acerto desta iniciativa. “Tivemos a oportunidade de discutir um tema de extrema relevância por meio do jornalismo e angariar engajamento dos jovens participantes. Vimos isso na elaboração das reportagens e, especialmente, no Dia do Design, que foi o workshop de diagramação.
Sem contar a importância de capacitar os educadores na primeira etapa do projeto. Agora, esta fase da entrega física dos exemplares nas escolas, representa a materialização e a valorização de todo o trabalho que construíram”, comenta Allan.
Entenda o projeto Caminhos da Sustentabilidade
O Caminhos da Sustentabilidade foi criado pela Flamingo Comunicação, com apoio da Diretoria de Ensino Região Centro Oeste e nessa cidade tem o patrocínio da Sotreq, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com este patrocínio, o projeto percorre as cidades de Bauru (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Vespasiano (MG) e João Pessoa (PB). Outras cidades beneficiadas pelo projeto são: Belford Roxo (RJ), Camaçari (BA), Paulínia (SP) e Sorriso (MT).
Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto Caminhos da Sustentabilidade busca estimular alunos e professores de escolas públicas a propor soluções de desenvolvimento sustentável por meio da produção de matérias jornalísticas sobre seus próprios contextos e perspectivas sociais.
O produto final do projeto é o Jornal da Cidade, uma publicação com as reportagens vencedoras no município e que, no processo de diagramação, recebe nome próprio escolhido por professores e alunos.
Mas para isso são realizadas várias etapas: oficinas de capacitação para professores, orientação aos alunos para a produção das reportagens, seleção por júri e por votação popular, dia do design, entrega de exemplares do jornal impresso nas escolas vencedoras e, por fim, a distribuição do livro Caminhos da Sustentabilidade que reunirá todas as reportagens vencedoras, de todas as cidades. Saiba mais em:www.caminhosdasust.com.br