Desenvolvida dentro dos pilares da sustentabilidade, a fragrância My Way, criada pela Giorgio Armani, nasceu com o DNA sustentável que todos os jovens da geração Z procuram em um produto. E em 2022, a marca lança um novo capítulo dessa história. Agora com o My Way Intense.
Além de ser carbono neutro, o perfume também possui um sistema inovador de recarga que visa diminuir a produção e o descarte desnecessário de frascos. Para saber mais sobre todos os detalhes dessa nova produção, confira a seguir o nosso bate-papo com Helen Pedroso, nova diretora de responsabilidade corporativa e diretos humanos da L’oreal Brasil e Marcela D’Ávila, diretora de marca de Lancôme e Giorgio Armani no Brasil.
Ecoaliza: Explique, por favor, qual o conceito e a importância de se utilizar ingredientes naturais na fabricação de um perfume.
Marcela D’Ávila: O consumo do luxo mudou com a geração Z, que está mais alinhada a propósitos, valores e experiências do que ao bem material. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010 são mais conscientes em seus hábitos de consumo, desejam saber a origem do que compram e se mostram preocupados com o futuro do planeta. A concepção ecológica está no coração de My Way Intense, assim como para a fragrância original, ambas fragrâncias carbono neutro. Este valor orientador reflete o compromisso de Giorgio Armani em reduzir o impacto ambiental da marca, com foco particular nas emissões de carbono, o principal causador das mudanças climáticas. Ter ingredientes cultivados de origem natural e responsável na composição da fragrância tem grande relevância, pois além de gerar um impacto positivo para o planeta, podemos investir em programas locais que apoiam comunidades carentes com base nos princípios do comércio justo. Um dos exemplos para My Way Intense é a baunilha, ingrediente presente na composição da fragrância, que é proveniente de Madagascar, e que foi feita exclusivamente para Armani. O processo de produção da baunilha é artesanal e sustentável, garantindo que seja consistentemente da mais alta e refinada qualidade, além de fazer parte de um programa de abastecimento inclusivo em colaboração com a ONG local Fanamby, que promove a inclusão social priorizando fornecedores que proporcionam trabalho e renda confiáveis para pessoas vulneráveis, que normalmente seriam excluídas do mercado de trabalho. O programa diversifica as receitas para melhorar a subsistência local, apoiando os produtores no cultivo de arroz e café junto com a baunilha, incentivando assim o empreendedorismo local.
Ecoaliza: Conta um pouco sobre a utilização do álcool vegetal.
Helen Pedroso: My Way Intense é uma fragrância carbono neutro, foi formulada com álcool de origem vegetal, derivado da beterraba francesa, cultivada em condições agrícolas que respeitam o meio ambiente. Como empresa líder mundial em beleza, temos um compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, e buscamos refletir estes compromissos em todo o ciclo dos nossos produtos.
Ecoaliza: Quais foram as ONGs beneficiadas com a produção do novo My Way Intense?
Marcela D’Ávila: O cultivo responsável dos nossos ingredientes é uma das principais preocupações da marca. Para a produção da nova fragrância não seria diferente. Em Madagascar, país de origem da baunilha de My Way Intense, trabalhamos em parceria com a ONG local Fanamby, incentivando o empreendedorismo localmente e gerando oportunidade de trabalho para pessoas vulneráveis. O mesmo acontece na Índia, local de origem da turberosa indiana, outro ingrediente da fragrância, cujo cultivo beneficia os produtores na aldeia de Tirumakudal Narsipur.
Ecoaliza: Por que o novo My Way Intense pode ser considerado carbono neutro?
Helen Pedroso: My Way Intense é uma fragrância para o futuro. É mais do que um perfume, é um propósito. Nesta nova versão, continuamos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e a emissão de gases poluentes originados durante a sua produção, compensando com práticas socioambientais responsáveis. Escolhemos, mais uma vez, favorecer o uso dos ingredientes naturais adquiridos de forma sustentável, em colaboração com ONGs locais, como a ONG Fanamby, em Madagascar, por exemplo, e por meio de programas que apoiam comunidades vulneráveis, com base nos princípios de comércio justo. Além disso, a fragrância é formulada com álcool de origem vegetal, derivado da beterraba francesa, cultivada em condições agrícolas que respeitam o meio ambiente. O frasco é recarregável e foi feito para durar. A recarga pode ser realizada de maneira fácil. Primeiro, a válvula spray pode ser removida, em seguida, o refil de 150ml é conectado ao frasco da fragrância dando início ao processo de reabastecimento que é 100% automático. O frasco original é reabastecido sem perder uma gota do perfume, sem que o líquido respingue nas mãos, com a tampa e o spray sendo facilmente conectados de volta. A caixa externa da fragrância também tem design sustentável, trabalhada em cartão reciclado e impressa com tinta à base de vegetais. Juntos, um frasco My Way Intense de 50ml e seu refil de 150ml representam uma redução de 64% nas emissões de carbono da fragrância e o reabastecimento da fragrância evita a geração de emissões de carbono que resultariam da produção de um número maior de perfumes. Comparado ao uso de quatro frascos de spray de 50ml da fragrância, o spray de 50ml e seu frasco de refil de 150ml juntos representam uma redução de 32% no uso de papelão, uma diminuição de 55% no uso de vidro, menos 64% de plástico e uma redução de 75% no uso de metal, em comparação com quatro frascos de spray de 50ml da fragrância. O vidro de ambos os frascos, spray e refil, é reciclável, enquanto cada elemento do frasco em spray pode ser reciclado separadamente. Isso torna o processo de reciclagem simples, de modo que a tampa, o borrifador, podem ser reciclados em uma usina de reciclagem clássica, enquanto os elementos de vidro são reciclados com a reciclagem de vidro. Juntas, essas iniciativas contribuem para o objetivo da Armani Beauty de se tornar carbono neutro até 2025.
Ecoaliza: Existe logística reversa para o frasco refil?
Marcela D’Ávila: Nós ainda estamos trabalhando para tornar este objetivo possível. Como parte da proposta do planejamento estratégico 2023, buscaremos criar iniciativas em conjunto com nossos parceiros mais relevantes, que são grandes players do nosso mercado.
Ecoaliza: Comente um pouco sobre a impressa com tinta à base de vegetais.
Marcela D’Ávila: My Way Intense é uma fragrância ecologicamente concebida e isto se reflete em cada detalhe: do suco, proveniente de fontes naturais e responsáveis, ao frasco que é recarregável e reciclável, até a embalagem, que também tem design sustentável, trabalhada em cartão reciclado e impressa com tinta à base de vegetais.
Ecoaliza: Quais são os projetos voltados para o meio ambiente e sustentabilidade de Giorgio Armani?
Marcela D’Ávila: Para atingir a neutralidade de carbono até 2025, estamos trabalhando para reduzir o impacto ambiental da marca, com foco principalmente nas emissões de CO2, que sabemos que é o principal causador das mudanças climáticas. Temos duas frentes de projetos para mitigar esses impactos, que são a refilabilidade dos nossos produtos, reduzindo o impacto ambiental através da redução de insumos e de toda a cadeia envolvida, e a preservação de florestas através do plantio de árvores, para capturar as emissões de carbono no ambiente. Além disso, nosso compromisso também está no cultivo responsável e de fontes sustentáveis da matéria-prima presente na composição de nossas fragrâncias, além de investir em programas locais que apoiam comunidades carentes com base nos princípios do comércio justo.
Ecoaliza: Além da fragrância My Way Intense, vocês lançaram Acqua di Giò EDP com refil. Todos os próximos lançamentos serão refil e carbono zero?
Helen Pedroso: My Way é a primeira fragrância do grupo L´Oréal com o compromisso de neutralidade de carbono. O lançamento de Acqua de Giò EDP e My Way Intense reforçam o compromisso da marca em gerar o mínimo de impacto possível no planeta para levar fragrâncias tão especiais para nossos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a origem dos produtos que consomem. A marca deseja continuar contribuindo para a transformação sustentável que o mundo precisa e espera.
Ecoaliza: Por que My Way é tão especial para a marca?
Marcela D’Ávila: Acreditamos que essa fragrância nos conectará às nossas consumidoras de uma forma marcante e duradoura, abrindo um espaço consciente para o consumo. O compromisso da marca com o meio ambiente é um legado para as gerações futuras e My Way Intense reforça isto, provando que luxo e sustentabilidade caminham de mãos dadas na construção deste futuro mais responsável.
Ecoaliza: É verdade que a L’oreal testa em animais?
Marcela D’Ávila: Giorgio Armani não testa nenhum de seus produtos cosméticos em animais. Desde 1989, o grupo L’Oréal, do qual Giorgio Armani faz parte, não testa a segurança dos seus produtos em animais, 14 anos antes que as leis e regulamentações fizessem tal exigência. Existem formas eficazes que não utilizam animais para garantir a segurança dos produtos cosméticos. Por exemplo, há mais de 40 anos, o grupo L’Oréal foi pioneiro no desenvolvimento de uma pele humana reconstruída que é mais assertiva para analisar como os ingredientes e produtos cosméticos se comportam na pele humana.
Ecoaliza: Por que vocês ainda estão presentes na China?
Marcela D’Ávila: Acreditamos que, estando presentes na China, podemos ajudar a impulsionar uma mudança real. Na verdade, por mais de 10 anos, temos trabalhado lado a lado com autoridades e cientistas chineses para que os métodos năo baseados em animais sejam reconhecidos e substituam os testes em animais.