Líder no setor de energia no apoio a festivais musicais no Brasil, a Neoenergia chega ao Rock in Rio 2024 com diferentes ações para ampliar o movimento #PelaDescarbonização. Com o objetivo de contribuir com a redução das emissões de CO2 durante eventos musicais, a companhia instalou 43 postes de iluminação abastecidos por energia solar, além de oferecer mais de 30 carrinhos elétricos para serem utilizados pela organização do evento.
Já para ajudar a conscientizar o público sobre a importância da sustentabilidade no planeta foram programadas webséries com influenciadores, e debates sobre transição energética. “Para a Neoenergia, a parceria com o Rock in Rio consolida a união de duas marcas que atuam em benefício da sustentabilidade em diversas frentes. A energia, por fontes limpas e renováveis, tem um papel fundamental na descarbonização, e a música é um elemento de conexão para engajar e inspirar o público, principalmente, os jovens”, afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.
Depois de inspirar gerações em busca de liberdade de expressão, o Rock in Rio também se posiciona como uma plataforma sustentabilidade para ampliar a descarbonização do mercado de eventos musicais. Esse propósito está alinhado à estratégia de expansão sustentável da Neoenergia. Em relação às emissões, a companhia estabeleceu uma meta de reduzir a intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e atingir a neutralidade até 2050.
O envolvimento da Neoenergia com festivais de música começou há quase um ano, quando a companhia apoiou a primeira edição do The Town e, seguiu com o Lollapalooza Brasil 2024, ambos realizados em São Paulo pela Rock World, empresa organizadora dos três eventos.
Educação ambiental durante o festival
Com uma estratégia de marketing concentrada em três pilares – marca, cliente e negócio –, a Neoenergia vem ampliando a engajamento com seus 16,5 milhões clientes no país por meio de uma comunicação integrada, em que se incluem promoções e conteúdos para o ambiente digital. Uma das ações foi o sorteio de ingressos para ouvintes da RádioMix.
Outra novidade é a websérie “Na Rota da Energia”, com quatro episódios e com participação da influenciadora Mari Moon, que vai abordar temas relacionados à sustentabilidade do festival. O conteúdo, exibido no canal do Youtube do Rock in Rio, é impulsionado pelo Instagram da Neoenergia, que tem mais de 840 mil seguidores. Em particular, o quarto episódio vai apresentar curiosidades sobre o funcionamento dos postes e dos carrinhos fornecidos pela Neoenergia para o festival.
Troca de lâmpadas
Proporcionalmente a cada pessoa presente no Rock in Rio, a Neoenergia doará uma lâmpada LED para escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e consumidores de comunidades de baixa renda nas áreas de concessão das cinco distribuidoras – Neoenergia Brasília (DF); Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
Pelas estimativas de público, esta edição do festival deve proporcionar a troca de até 700 mil unidades. A inciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ideia é utilizar a troca das lâmpadas como ferramenta de conscientização e educação, já que as lâmpadas LED são até 40% mais econômicas do que as comuns.