A Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores (ex-Sodexo Benefícios), realizou uma pesquisa com donos de pequenas e médias empresas e descobriu que
- 75% das empresas afirmaram nunca terem ouvido falar em práticas ESG/ASG (ambiental, social e governança)
- 5% têm alguma ideia do seu significado.
Foram realizadas mais de 600 entrevistas em julho de 2023 e, quando apresentados ao conceito, 54% dos entrevistados demonstraram alguma dificuldade para o seu entendimento.
Ainda que muito falado, o conceito de ESG esbarra com um problema ainda maior enfrentado pelo brasileiro: a dificuldade em empreender. Os entrevistados, quando questionados sobre a implementação das práticas ESG/ASG, apontaram:
- a falta de recursos financeiros (36%)
- e falta de tempo (30%) como principais barreiras.
“Na Pluxee estamos sempre atentos às demandas dos nossos parceiros para fomentar práticas sustentáveis e propagar um conceito tão importante como o de ESG criamos ações que ajudem os pequenos e médios empreendedores a atuar de forma prática na agenda. Fornecemos uma grande quantidade de materiais informativos para os nossos parceiros, em nosso site ou aplicativo Pluxee”, coloca Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Pluxee Brasil.
Mas o que fazer para mudar?
A redução do desperdício de alimentos foi apontada por 84% dos entrevistados como a ação sustentável mais importante e, por consequência, é a mais realizada (59%).
Por fim, o que mais interessa aos empreendedores é a troca de experiências com outros estabelecimentos (63%) e um lugar para aprender de forma ativa, com ajuda para implementação, demonstrando tanto uma vontade de adquirir novos conhecimentos quanto uma necessidade de apoio para aplicação.