O Renaissance São Paulo Hotel, referência em hospitalidade no coração da cidade, acaba de conquistar o certificado Green Key, o principal selo de sustentabilidade no setor de turismo. Concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), o selo reconhece estabelecimentos que se destacam por sua excelência em práticas ambientais e responsabilidade social.
Nos últimos anos, o Renaissance São Paulo vem intensificando suas iniciativas ESG, adotando metas claras e medidas concretas para minimizar impactos ambientais e gerar benefícios para a comunidade. Entre suas principais realizações estão a redução de 40% no consumo de água nos últimos 10 anos, alcançada por meio de ações de monitoramento e eficiência operacional, e a gestão de resíduos com o uso de um biodigestor capaz de processar até 300 kg de matéria orgânica diariamente, reduzindo significativamente o volume enviado a aterros sanitários. Os resíduos orgânicos que não são processados no biodigestor são enviados para compostagem com uma empresa terceirizada.
phone: +55 (11) 3069-2233
Além disso, o hotel está com duas máquinas de triturar vidros, o que reduz o volume desses resíduos. O material é recolhido pela SEIVA, que realiza toda a logística reversa. Outros avanços incluem a destinação de bitucas de cigarro e cápsulas de café para reciclagem, bem como a redução no uso de embalagens de uso individual em apartamentos e pontos de vendas.
O hotel também recicla integralmente todos os materiais recicláveis e destina alimentos em condições de consumo para a plataforma Comida Invisível, certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, combatendo o desperdício e contribuindo para o combate à fome.
Outro destaque é o uso consciente de materiais, com 100% dos papéis, envelopes e materiais gráficos adquiridos ou produzidos certificados pelo FSC ou provenientes de fornecedores que atendem a rigorosos padrões ambientais. O hotel também utiliza 100% de energia proveniente de fontes renováveis, certificada pelo I-REC, assegurando uma operação com pegada de carbono zerada. Essa eficiência energética é complementada pelo uso de sistemas de telemetria e automação que otimizam o consumo, ajustando a operação do ar-condicionado aos padrões ideais.
Responsabilidade social e valorização dos pequenos produtores
O Renaissance também adota uma política de compras sustentáveis que prioriza fornecedores locais e práticas responsáveis. Atualmente, 98% dos hortifrutis adquiridos pelo hotel vêm de produtores locais, enquanto no restaurante Terraço Jardins, 25% dos vegetais são orgânicos. Os peixes e frutos do mar são provenientes de fornecedores certificados, garantindo a preservação da vida marinha, e 100% dos ovos consumidos no hotel são cage-free.
No âmbito da responsabilidade social, o hotel é referência, com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e importantes reconhecimentos, como a Categoria Ouro do Prêmio WEPs – Empresas Empoderando Mulheres, concedido pela ONU Mulheres (2021 e 2022), e a inclusão no ranking das Melhores Empresas para Mulher Trabalhar pelo Great Place to Work Brasil (2022 e 2023). Além disso, o hotel reforça seu compromisso social com 100% dos associados capacitados em treinamento sobre Tráfico de Pessoas e como signatário da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, iniciativa do Instituto Avon.
A conquista do selo Green Key reafirma o compromisso do Renaissance São Paulo Hotel em oferecer uma experiência de hospitalidade que combina conforto, inovação e respeito ao meio ambiente. Mais do que um reconhecimento internacional, o certificado simboliza o impacto positivo que o hotel busca gerar para seus hóspedes, sua equipe e a sociedade como um todo.
Serviço:
Renaissance São Paulo Hotel
Alameda Santos, 2233 – Jardins, São Paulo – SP
Reservas: 0800-703-1512 / reservas.brasil@marriott.com
Instagram: @renaissancesaopaulo