O Transamerica Executive Faria Lima, conhecido por sua localização estratégica na cidade de São Paulo, tem investido na transição energética como parte de seu compromisso com práticas sustentáveis e alinhadas à proposta ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).
O empreendimento comprova suas ações com o cumprimento de algumas de suas metas:
- redução significativa do consumo de água
- redução do consumo energético para aquecimento de água
Entre as medidas estratégicas realizadas no Transamerica Executive Faria Lima, destacam-se também:
- a instalação de chuveiros de jatos aerados que reduz o consumo de água sem comprometer o conforto de seus hóspedes
- a adoção de bombas de calor (equipamentos que absorvem o calor ambiente para transferência a água)
- a integração de sistemas IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas – para medição, monitoramento e otimização operacional) para otimizar o desempenho energético.
Segundo Priscilla Ribeiro, gerente geral do hotel, os resultados dessas iniciativas são expressivos: em apenas um ano, o consumo energético foi reduzido em 60% e os custos operacionais reduzidos de R$ 223 mil (12 meses antes) para R$ 105 mil (12 meses depois). Para introduzir essas mudanças, o hotel uniu esforços com a empresa Aquecetécnica, que atua no mercado há mais de 25 anos com projetos de eficiência hídrica e energética.
A colaboração tem como foco a implantação de um sistema de aquecimento de água com bombas de calor, integrado a um monitoramento via IoT, garantindo modernização das instalações, com eficiência, além de contribuir para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE).
Andino Yuu Zaitsu, diretor da Aquecetécnica, revela que o principal objetivo é contribuir para a sustentabilidade dos empreendimentos, promovendo resultados econômicos atrelados às práticas ambientalmente responsáveis. Contente com os resultados alcançados, Priscilla reforça que as práticas de ESG são pilares fundamentais para a Atlantica Hospitality International, assim como o constante investimento em soluções inovadoras.
“Um exemplo é o case Aja, que tem como meta fazer com que 100% dos hotéis da rede utilizem energia renovável até 2025. No Transamerica Executive Faria Lima planejamos instalar sistema de geração de energia fotovoltaico (energia solar), com previsão de implementação para o próximo ano”, explica a executiva. Além do Transamerica Executive Faria Lima, também iniciaram a parceria o Transamerica Executive Bela Cintra, Transamerica Executive Jardins e Transamerica Paradise Garden.