A indústria da moda mudou rapidamente nas últimas décadas. A produção global de vestuário duplicou entre 2000 e 2014. Dados do Sebrae apontam que 170 mil toneladas de sobras têxteis são descartadas por ano, somente no Brasil, sendo que 80% vão parar em lixões e aterros sanitários. A Oficina MUDA nasceu do desejo de mudar a dinâmica do fast fashion e influenciar o comportamento das marcas e dos consumidores, reduzindo os impactos ambientais deste setor.
Multimarcas de moda sustentável e upcycle seleciona, analisa, reaproveita, trata e transforma peças de descarte de marcas parceiras renomadas em produtos exclusivos que são novamente colocados à venda com preço diferenciado. A Oficina MUDA inaugurou sua primeira loja conceito este mês, na Praça São Salvador, em Laranjeiras, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro.
“A ideia é ressignificar o resíduo têxtil, até então considerado lixo, e reinterpretar os produtos ditos inúteis, de maneira sustentável e inovadora. Damos um novo ciclo de vida a um material que seria jogado fora. Não somente vestuário, mas todo tipo de acessório e matéria-prima não absorvidos completamente no processo produtivo e comercial das marcas”, explica Larissa Greven, sócia e fundadora da Oficina MUDA.
A indústria da moda traz inúmeros impactos socioambientais, como consumo excessivo de água, algodão e produtos químicos, além da alta emissão de gases que causam o efeito estufa. O objetivo da marca nosso é minimizar o resíduo têxtil do Rio de Janeiro.
Upcycling: ressgnificar e reinterpretar produtos
Desde que começou a trabalhar com sobras e descartes de grandes marcas, em 2016, o projeto já deu novo destino a 45 mil peças, o equivalente a 12 toneladas aproximadamente. A expectativa é que a partir de agora, por ano, pelo menos 40 mil peças ganhem um novo ciclo de vida.
Atualmente, a Oficina MUDA conta com diversos parceiros, como: FARM, VIX, FYI, DRESS TO, MARIA FILÓ, FÁBULA, OPEN, entre outros.
“A participação da FYI no projeto está de acordo com os nossos pilares de inovação e responsabilidade social. Transformar peças de coleções passadas faz todo o sentido para a FYI, que está consciente da reutilização de seus recursos. Portanto, a escolha da Oficina MUDA como parceira estratégica no tema divide a responsabilidade com soluções criativas que geram resultados para todos”, esclarece Kamila Barroso Lattanzi, head da FYI.
Os descartes destas marcas são retirados e transportados para uma oficina, localizada no Rio Comprido. Depois de uma análise cuidadosa de cada material decide-se o que será feito e quais tipos de ajustes serão necessários. Cada peça passa por um ou vários processos – lavar, passar, tingir, retocar ou até, quando necessário, por uma repaginação completa.
Entretanto, após todo este procedimento é preciso ainda lidar com muita sobra de tecido, principalmente das peças que não puderam ser resinificadas. O que não é possível consertar ou reaproveitar passa por uma máquina de triturar e se torna enchimento para almofadas ou novos produtos, como por exemplo, matéria-prima para mobiliário.
“Estamos levando para a Praça São Salvador uma loja conceito que estará de portas abertas, principalmente para aqueles (pessoas, marcas e projetos) que conjugam os mesmos valores que a Oficina MUDA: responsabilidade e respeito com o meio ambiente, aliados à inovação. Além da oficina multimarcas, teremos ateliês de criação e costura, e ainda um amplo espaço de convivência com um café, wi-fi e um terraço aconchegante”, adianta Larissa.
Além da casa conceito em Laranjeiras, a Oficina MUDA conta também com uma loja em Copacabana (Rua Santa Clara 75/903) e, até final de outubro, abrirá uma nova unidade no bairro da Tijuca.
A Oficina Chic & Hippie abriu as portas em Copacabana, em 2015. Inicialmente era um bazar brechó. A primeira parceria foi com a FARM e consistia em comprar as peças de descarte para consertar, customizar e revender. Aos poucos a gestão sustentável de resíduos foi ganhando mais peso e outras marcas foram atraídas pelo conceito do projeto. No final, a Oficina Chic & Hippie chegou a ocupar oito salas em um prédio comercial em Copacabana. Foi então que veio a ideia de reunir tudo em um só espaço, dando origem a uma casa de sustentabilidade e upcycling: a Oficina MUDA.