A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser um compromisso inadiável para as empresas que buscam construir um futuro mais responsável. E no setor de artigos esportivo, a Penalty, marca 100% brasileira, tem se destacado por suas ações concretas em prol do meio ambiente.
Desde o lançamento da linha Ecoknit, em 2018, a empresa já retirou cerca de dois milhões de garrafas PET do meio ambiente, utilizando-as na produção de mais de 10 produtos. Entre eles, a S11 Ecoknit, reconhecida como a bola mais sustentável do mundo, com certificação máxima da FIFA, o selo FIFA Quality Pro, é utilizada em competições de destaque como o Paulistão e a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
“Cada bola S11 Ecoknit utiliza 4,5 garrafas PET. Sabemos que o esporte tem o poder de transformar a sociedade, por isso buscamos ir além da performance, colocando a sustentabilidade em nossas ações. A S11 Ecoknit representa nossa visão de um futuro mais verde para o esporte e para o planeta”, destaca Alexandre Lobo, Gerente Executivo de Marketing e Relações Esportivas da Penalty.
As iniciativas da Penalty não param nas bolas. A linha Ecoknit abrange também:
- calçados
- meias
- acessórios
Todos os produtos são desenvolvidos com tecnologia de materiais reciclados. Um exemplo de destaque é o tênis Penalty Max 1000 Locker Ecoknit, que alinha alta performance à responsabilidade ambiental, incorporando materiais reciclados e contribuindo para a redução de resíduos plásticos.
Buscando ampliar as ações sustentáveis, a Penalty planeja outras iniciativas para impacto positivo, como a linha Ecoknit. “Nosso objetivo é promover ações práticas que reforcem a consciência ambiental e a preservação do meio ambiente. A indústria esportiva tem um papel crucial e deve atuar como agente de transformação”, conclui Lobo.
Sobre a Penalty
Fundada em 1970, a Penalty é uma marca 100% brasileira especializada no desenvolvimento e produção de artigos esportivos. Com três unidades fabris (duas na Bahia e uma na Paraíba), dedicadas à fabricação de bolas, calçados, confecção e acessórios, a empresa se destaca como a maior comercializadora de bolas no Brasil. Referência mundial no setor, a marca oferece produtos para 22 modalidades esportivas distintas e possui distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. Patrocinadora de equipes e atletas de destaque, a Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade e inovação no esporte.