O complexo abre em 28 de outubro, Dia Internacional do Judô, e ganha grafite da artista Crica Monteiro em uma ativação da marca, parceira do Reação pelo segundo ano consecutivo
Era uma vez um supermercado que virou tatame. Esta história começa em uma garagem de um abrigo na Freguesia do Ó, São Paulo. Seus protagonistas são um ex-atleta (Diogo Castilho), sua então namorada (Diuly Stival) e um grupo de jovens moradoras do abrigo.
Não é ficção, é a realidade que ganha um novo capítulo este mês: o Instituto Roldão, que vem atendendo a cerca de 150 crianças e adolescentes moradores da região – incluindo alguns de abrigo – agora faz parte da rede de polos do Instituto Reação e, com isso, ampliará sua capacidade de atendimento, além de oferecer novos serviços.
Nesse novo formato o local se chamará Instituto Reação – Polo Roldão. O Instituto também conta com a parceria de Sucrilhos® pelo segundo ano consecutivo que, ao longo do ano, apoiou o projeto com doação de alimentos, capacitação profissional e investimentos diretos, permitindo melhorias estruturais para o novo espaço.
Para a abertura do complexo, Sucrilhos® preparou uma ação especial com a artista Crica Monteiro. A partir da visão dos jovens atendidos pelo Instituto sobre os valores da modalidade, a grafiteira desenvolveu quatro ilustrações distintas.
Após votação aberta no perfil da marca no Instagram, a ilustração mais votada será replicada em uma das paredes do espaço e revelada no dia do evento ao público participante. Na ocasião, os influenciadores @papicoisalinda e @valterrege serão responsáveis pela cobertura ao vivo do evento no perfil de Sucrilhos®.
Na campanha que celebra o segundo ano da aliança, intitulada “Um legado para além dos tatames “, Sucrilhos® convidou jovens atletas atendidos pelo Instituto Reação protagonizar as peças de comunicação e conteúdo para as mídias sociais da marca. A gravação das cenas no tatame, com destaque para os judocas Giovanna Venceslau (faixa marrom) e Luiz Henrique dos Santos (faixa amarela), foram filmadas no polo de São Paulo.
Instituto Reação
A rede do Instituto Reação vem crescendo por todo o país e já conta com 12 unidades em cinco estados. A inauguração do polo de São Paulo ocorre quando o Reação – uma organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação – completa 20 anos. No dia 28 de outubro, Dia Internacional do Judô, acontece o evento de inauguração, com ativação do evento por parte de um de seus parceiros, como Sucrilhos®.
“O Diogo é apaixonado pelo trabalho que realiza com esses jovens. E conhece profundamente a região. É com pessoas como ele que queremos crescer a rede do Reação. Nós trazemos nossa expertise, buscamos o patrocínio, profissionalizamos a gestão e apoiamos os fundadores para que o polo possa alcançar todo o seu potencial”, explica Flavio Canto, judoca e fundador do Instituto Reação.
Com a nova gestão, o Instituto Roldão passa a se chamar Instituto Reação – Polo Roldão, o que promove algumas mudanças. De 150 passa a ter capacidade de atender 330 alunos. Parte dos profissionais que trabalhavam como voluntários foram contratados, como, por exemplo, Lucas Uessugui e João Victor Marcondes, que eram alunos e hoje dão aula para os meninos e meninas que treinam ali. Também chegam ao time novos profissionais, como uma assistente social e uma psicóloga. O binômio treino nos tatames e estudo de conteúdos escolares nas salas de aula passa a ser oferecido para todos os participantes. E o mais importante: o Reação está implementando as ferramentas de tecnologia social que desenvolveu ao longo desses 20 anos de atuação.
“Quando o Diogo, Fernando e a Diuly trouxeram a necessidade de um local, a família Roldão se sensibilizou fazendo disto o Instituto Roldão para retribuir à comunidade todo apoio e carinho que sempre foi dado. Agora, um novo ciclo se inicia com o Instituto Roldão se transformando no Polo Roldão do Instituto Reação sob a liderança de Flávio Canto e seu time para passar a atender não apenas a zona norte da cidade, mas toda São Paulo.”, afirma Ricardo Roldão.
No térreo do prédio onde funcionou o primeiro supermercado da rede ficam a área de treino, vestiários, salas com computadores doados. No segundo andar, estão as duas salas de aula, onde os alunos passam duas horas semanais complementando e ampliando os conhecimentos adquiridos nas escolas que frequentam. Por todo lugar que se passa, a presença de Diuly é constante. Ela conversa com as mães que querem falar sobre os filhos e filhas. Ela chama cada criança e adolescente pelo nome, brinca com a nova cor de cabelo de um, pergunta pela ausência na aula de outro, que ri amarelo pego no flagrante. Isso é o que Flavio chama de paixão e conhecimento.
Os 20 anos do Instituto Reação
Além da inauguração do novo polo, como parte das comemorações, em 22 de outubro, no Rio de Janeiro, em Cuiabá, Tibau do Sul e Belo Horizonte aconteceu o Inter Reação, experiência competitiva que promove a integração e estímulo dos alunos de judô de vários polos. Ainda em 2023, o Instituto lançou sua nova identidade visual, com criação do grupo SAL.
O Instituto Reação em números:
- Mais de 20 mil pessoas impactadas
- 12 polos em 5 estados
- Mais de 3 mil medalhas só nos últimos 5 anos
- Mais de 300 alunos contemplados com bolsas de estudo este ano
- Em 2023, atende a mais de 4,5 mil alunos em todo o Brasil
- Primeiro no ranking geral da Confederação Brasileira de Judô