A Tata Consultancy Services (TCS) é a parceira tecnológica oficial da equipe elétrica Jaguar TCS Racing na Fórmula-E. A colaboração é fundamental no desenvolvimento de ferramentas que aceleram a adoção de carros elétricos. A tecnologia aplicada ao esporte de alto rendimento é um dos caminhos para transformar o futuro da mobilidade.
O E-Prix de São Paulo de 2024 terá início às 14h00 do próximo sábado, dia 16. A Jaguar TCS Racing lidera o Campeonato de Equipes com 78 pontos, com os pilotos Nick Cassidy e Mitch Evans em primeiro e quinto lugar, respectivamente, na classificação de pilotos.
Diante de certas restrições previstas pela organização do campeonato, como o teto de custos e restrições que limitam o número de engenheiros que podem acessar as informações estratégicas, a computação em nuvem da TCS acelera o processamento de dados necessário para a manutenção do carro, como, por exemplo, a melhora na eficiência da gestão de energia.
Além desses benefícios, avanços em análise de dados preditivos e Inteligência Artificial funcionam quase como se houvesse uma equipe maior, ajudando a encontrar insights que podem impulsionar o desempenho. Esses dados alimentam os simuladores para entender qual a melhor decisão a tomar, quais mudanças no carro e ajustes de estratégia são necessários.
“Estamos indo para São Paulo em uma ótima posição, no topo da classificação do Mundial de Equipes e de Pilotos. Foi um início de temporada muito positivo, mas neste campeonato mundial extremamente competitivo percebemos que é apenas o começo”, afirma James Barclay, diretor administrativo da JRL motosport e chefe de equipe da Jaguar TCS Racing.