Objetivo é que as retornáveis representem 25% do portfólio comercializado até 2030. América latina já é líder mundial com volume de vendas de 34% em 2022
Para estimular o uso das embalagens retornáveis, a Coca-Cola lança a promoção especial Minha Receita Mágica. A promoção fica no ar até 24 de julho e acontece de maneira 100%. Pautada pelo compromisso global por um Mundo Sem Resíduos a empresa pretende quer estimular de forma significativa o hábito de reutilizar.
Apesar de conter portfólio ser retornável 34% de produtos com embalagens retornáveis, a companhia tem investido aproximadamente US$500 milhões para aumentar a disponibilidade dessa embalagem e chegar a 40% na região. No Brasil, representam cerca de 20% do total de vendas.
“Essa campanha promocional é um convite para os consumidores fazerem a diferença e utilizarem o tipo de embalagem que reforça a importância da economia circular da matéria-prima que compõe a embalagem do seu produto Coca-Cola preferido”, explica Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, que afirma.
Para alcançar o maior número possível de consumidores, haverá divulgação da campanha Minha Receita Mágica em PDVs, MUB, OOH, merchandising, mídias sociais, entre outras ações.
“Para atingirmos a meta Mundo Sem Resíduos, o consumidor é o nosso aliado na geração de menos resíduo para o meio ambiente e incorporar a garrafa retornável em sua rotina é uma forma positiva e um hábito sustentável em prol do planeta.”
Além de estimular a participação do consumidor, a promoção também premia o ponto de venda: a cada cinco produtos retornáveis entregues, o PDV recebe uma chance de ganhar R$ 5 mil no sorteio.
Retornável reduz pegada de carbono
As embalagens representam 30% da emissão de gases da The Coca-Cola Company e a garrafa retornável é uma das maneiras mais eficazes para reduzir a pegada de carbono da empresa. Cada vasilhame retornável pode ser reutilizado de 25 vezes, o que contribui para evitar que 1,6 bilhão de novas garrafas entrem em circulação anualmente. Após o término do ciclo de vida, são enviadas para reciclagem, fechando o ciclo.
Segundo Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola América Latina, essa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico sustentável do planeta. “O conceito de economia circular é baseado na ampliação da vida útil das embalagens, intensificando o uso e a reutilização de cada garrafa para minimizar o consumo de energia e reduzir a pegada de carbono. Para isso, é preciso repensar os sistemas, redesenhar e reavaliar a produção e reconsiderar a vida útil, o que significa investimento em inovação e bom gerenciamento de recursos”, explica o gerente. Para as garrafas retornáveis, a meta global é alcançar 25% do seu volume de vendas até 2030 e que todas sejam produzidas de material reciclado. Apesar de a América Latina superar essa meta, atualmente essa embalagem representa 16% do mix mundial.
História da Garrafa Retornável Universal
A garrafa retornável existe desde a década de 80. No entanto, a Universal chegou ao Brasil em 2018, com um investimento de cerca de R$ 100 milhões de projeto e criação de uma embalagem com design único que pudesse ser utilizada em várias marcas de bebidas da empresa e de instalações de limpeza e recarga que permitem que as garrafas sejam devolvidas, limpas e recarregadas.
No Brasil, as embalagens de 2 litros das marcas Coca-Cola, Fanta, Sprite e sucos Del Valle são garrafas da mesma cor, formato e tamanho, o que aumenta a eficiência de coleta, limpeza e envase. Esse modelo agora está disponível em 30 países.
Reciclagem
Para alcançar o compromisso mundial de coletar e reciclar 100% de suas embalagens até 2030, no Brasil foram coletadas e recicladas mais de 70 mil toneladas de PET no ano passado, cerca de 41% da produção anual, por meio de programas de coleta e reciclagem diretamente liderados ou apoiados pela empresa, como SustentaPET, Recicla Solar e Reciclar pelo Brasil.
A meta é de dar o destino correto (coletar, reaproveitar ou reciclar) para o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030, tornar recicláveis 100% das embalagens utilizadas pela Coca-Cola Company em todo o mundo até 2025, e incorporar pelo menos 50% de material reciclado nas embalagens PET da companhia.
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