Em meio à crescente crise climática, a sustentabilidade tornou-se um fator decisivo nas escolhas de consumo dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), 95% dos consumidores priorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Além disso, 88% adotam ativamente mais de cinco práticas sustentáveis no dia a dia, entre elas:
- evitar o desperdício de alimentos
- reaproveitar água.
Esses números refletem uma mudança profunda no comportamento do consumidor, que exige responsabilidade ambiental das marcas e que começa a reconhecer cada vez mais o seu papel na preservação do planeta.
“Temos até 2030 para implementar mudanças radicais nas emissões de gases de efeito estufa, limitando o aumento da temperatura global. De acordo com muitos especialistas, esse é o ponto de inflexão. Por isso, precisamos agir de forma coordenada e imediata para evitar danos irreversíveis, como eventos climáticos extremos, a elevação do nível do mar e a perda de biodiversidade. Infelizmente, os impactos já são visíveis. Não podemos normalizar as tragédias; é urgente adotar práticas mais sustentáveis agora”, destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save, o app nº1 no Brasil no combate ao desperdício de alimentos.
3 tendências de consumo sustentável que estão moldando o futuro do Brasil e do planeta
- Consumo consciente de energia: a partir de 2025, o consumo de energia renovável já será mais acessível e integrado ao nosso cotidiano, tanto em residências quanto em empresas. Dispositivos inteligentes, como termostatos e eletrodomésticos de baixo consumo, já são a preferência dos consumidores. A adoção de veículos elétricos também será uma tendência crescente, não só para hábitos mais sustentáveis, mas também para a economia pessoal. Além disso, o gerenciamento inteligente de energia, como sistemas solares domésticos, vão proporcionar maior independência energética e pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
- Combate ao desperdício de alimentos: a ONU estima que 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão relacionadas ao desperdício de alimentos – o que equivale a mais de 3 bilhões de toneladas de gases como CO₂ e metano. Adotar práticas para evitar esse desperdício de comida é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões. A Food To Save é uma startup que usa a tecnologia e conecta consumidores a supermercados, padarias, hotéis e indústrias para salvar alimentos próximos do vencimento ou fora do padrão. As Sacolas Surpresa, que oferecem descontos de até 70%, são uma ótima maneira de contribuir para a redução do desperdício, conhecer novas marcas e economizar.
- O upcycling chegou para transformar: O upcycling é o processo de transformar materiais descartados em novos produtos com maior valor ou funcionalidade, sem a necessidade de processos industriais complexos. Ao contrário da reciclagem, que pode reduzir a qualidade do material, o upcycling visa aumentar seu valor e utilidade. O foco é eliminar resíduos, promover a circulação de produtos e regenerar o meio ambiente. Marcas de diversos setores, como a moda, já estão adotando essa prática, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade a preços mais acessíveis.