Não é novidade que os produtos veganos e com fórmula mais natural estão em ascensão no Brasil e no mundo. Uma pesquisa de 2019 da Grand View Research indica que o mercado global de cosméticos veganos deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, uma taxa de crescimento anual de 6,3%. Esse aumento é positivo tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o uso e benefícios de produtos veganos, principalmente, quando falamos do público infantil.
É comum que cosméticos e produtos de higiene pessoal no Brasil contenham alta concentração de parabenos e benzofenonas, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, e publicado na revista Environmental International. Ultizando-se de 300 amostras angariadas entre 2012 e 2013, uma das principais descobertas sobre os altos níveis dessas duas classes de disruptores endócrinos na urina de crianças entre seis e 14 anos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Outra substância encontrada nas amostras foi o bisfenol A, utilizada em alguns plásticos e resinas. Apesar de também afetarem a saúde dos adultos, essa exposição é mais preocupante para crianças, que dependem do balanço hormonal para um desenvolvimento pleno e saudável.
Fórmulas com conservantes não apropriados para crianças atuam como disruptores endócrinos, não sendo indicados para produtos destinados a elas. Algumas substâncias ocasionam a exposição precoce a produtos que podem ser maléficos ao funcionamento hormonal do organismo, como alterações nas glândulas tireoides”, afirma. Essas substâncias podem ser absorvidas por ingestão, absorção da pele ou inalação.
Nos últimos anos, grandes marcas passaram a se livrar de componentes como sulfatos e parabenos. E aos analisar com mais calma, entendemos que produtos naturais são as melhores opções para a pele sensível de bebês e crianças, isso porque são mais delicadas e não há tantas substâncias invasivas, que podem causar algum tipo de alergia. Pensando nisso, a Physalis, marca brasileira de cosméticos veganos, desenvolveu produtos com ingredientes vegetais e puros que trazem segurança e conforto para todos, inclusive os bebês.
A linha Physalis Baby tem sabonete líquido para uso da cabeça aos pés, sabonete em barra, gel dental e creme para assadura. Os produtos possuem fórmulas exclusivas com camomila, que tem atividade emoliente, protetora e calmante; a melissa — com ação anti-inflamatória, protegendo e suavizando a pele, especialmente as mais delicadas; e a calêndula — que auxilia na hidratação da pele e fornece vitamina B5. Esses recursos revelam a força da natureza que tem propriedades necessárias para uma pele forte e revigorante por mais tempo.
Além disso, são nutritivos, vitaminados e refrescantes, oferecendo conforto, segurança e bem-estar. Os produtos são 100% veganos, livres de sulfato, silicone, petrolato parabenos e corantes, têm embalagem reciclável, favorecendo uma economia circular e não são testados em animais. Todos os itens são aprovados dermatologicamente e mantêm o pH neutro.