Você sabia que a GE Beauty, marca de produtos para os cabelos, fundada por Camila Coutinho, foi criada dentro dos pilares da sustentabilidade? Pois é… depois de anos de pesquisa, a influenciadora mais famosa do país, foi capaz de apresentar ao mercado brasileiro uma linha de produtos; vegana, cruelty-free, livre de substâncias nocivas a saúde humana e com muita responsabilidade ambiental. Dá para acreditar?
Além de tudo isso, a GE Beauty ainda incentiva o consumo consciente ao seu público. Isso porque, o kit completo, possui apenas 7 produtos, que quando combinados entre si, podem oferecer diferentes resultados à todos os tipos de fios. Sejam eles; lisos, cacheados ou crespos. Neste contexto, a consumidora não terá a necessidade de recorrer a outra marca de produtos para cabelos, quando precisar de um óleo reparador ou um leave-in de finalização. Entende?
Para a galera que adora ter milhares de opções na prateleira do banheiro, a GE Beauty chegou para decretar o fim do exagero quando o assunto for excesso de produtos para os cabelos.
“A gente sabe que, na vida real, não tem fórmula ideal que sirva a todas as pessoas. Por isso, queremos que cada um possa dar ao seu cabelo exatamente o que ele precisa. Seja aquela proteção potente contra a poluição, mais hidratação ou até mesmo um pouco de definição”, explica Camila.
Em um papo com a equipe da GE Beauty, a Ecoaliza conseguiu tirar várias dúvidas valiosas, para ajudar você a entender o conceito de sustentabilidade da marca ecoalizadora. Confira a seguir.
Ecoaliza: Sobre os ingredientes utilizados nos produtos GE Beauty. Foi difícil conseguir que eles chegassem às prateleiras livres de substâncias nocivas para a saúde humana e também para a saúde do planeta?
GE Beauty: Desde o início do projeto houve uma grande preocupação em selecionarmos ingredientes com alto índice de naturalidade, sendo a maioria deles de origem vegetal, sem adição de ingredientes controversos, sulfatos, conservantes, produtos de origem animal, entre outros. Além de buscarmos todos estes atributos, eles precisam claramente demostrar a eficácia. Um exemplo é o ativo Sensoveil Soft, que está presente em todos os produtos da linha GE Beauty. Ele é um produto de base vegetal, que utiliza matérias-primas renováveis, tem baixo consumo de energia na produção, com processos eficientes que minimizam os impactos ambientais e sem o uso de solventes orgânicos. Além disso, é 100% biodegradável. Outro exemplo é o ativo Omega Plus, presente no Booster Hidratante e na Máscara Condicionadora, que é uma combinação sinérgica de óleos vegetais de semente de girassol, milho, gergelim, macadâmia e oliva, que dá alta maciez e ajuda a desembaraçar os fios com mais facilidade.
Ecoaliza: E a questão dos testes em animais… como a GE Beauty, também conseguiu garantir essa conquista?
GE Beauty: Hoje existem métodos alternativos para desenvolver fórmulas com segurança e eficácia comprovadas sem o testes em animais. Este foi um cuidado tomado para a escolha dos ingredientes presentes nos produtos da linha GE Beauty. Assim, tanto os ingredientes quanto os produtos finais tiveram sua segurança e eficácia comprovadas, por meio de testes clínicos e/ou in vitro, que não utilizam animais.
Ecoaliza: Em relação a preocupação de agregar sustentabilidade, tanto à marca, quanto a toda cadeia de produtiva. Quais foram as principais dificuldades encontradas durante o processo?
As principais preocupações que tivemos no desenvolvimento dos nossos produtos foram na identificação e seleção de fornecedores e parceiros que estivessem alinhados com as nossas políticas de sustentabilidade ambiental e que, ao mesmo tempo, garantissem no produto final a performance e a segurança exigidas ao consumidor.
GE Beauty: As embalagens são fabricadas com plástico de cana-de-açúcar, certo? Qual foi a principal motivação para a escolha deste material?
Escolhemos ele por ser uma matéria-prima renovável, enquanto os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Além disso, esse polietileno verde captura e fixa o gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. E ele mantém as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações dos polietilenos de origem fóssil e, por este mesmo motivo, também é reciclável dentro da mesma cadeia de reciclagem do polietileno tradicional. Outro fator que nos fez escolher o PE verde I’m green da Braskem é o cuidado que essa empresa tem com a sustentabilidade, que está presente na relação dela também com os seus fornecedores do etanol. Desde a plantação da cana-de-açúcar até a produção de etanol, os fornecedores devem atender a princípios de desenvolvimento sustentável, que cobre aspectos como respeito à biodiversidade e boas práticas ambientais.
Ecoaliza: Chegaram a cogitar a ideia de utilizar plástico retirado dos oceanos?
GE Beauty: Hoje, as nossas embalagens dos boosters, por exemplo, já utilizam significativamente o PET já reciclado em usinas de reciclagem, que por sua vez compram produtos da cadeia de coleta, incluindo o que foi descartado no meio ambiente. Este programa está sendo cada vez mais ampliado para parceiros que estejam alinhados com o nosso interesse em preservar o meio ambiente e promover a educação ambiental ao máximo possível.
Ecoaliza: A GE Beauty tem algum programa (ou pretende ter) focado na logística reversa? Por exemplo: “devolva seus frascos vazios e ganhei um desconto” ou “troque por outro produto”. Como acontece com a Boti Recicla.
GE Beauty: Sim. Além da compra de matéria-prima de embalagens recicladas, e das características dos nossos produtos e das embalagens estarem voltadas para os cuidados com o meio ambiente, a partir das matérias-primas e dos processos utilizados, já temos também alguns projetos que estão sendo desenvolvidos para estimular os nossos consumidores a devolverem suas embalagens em pontos específicos de coleta.
Ecoaliza: Li no Meio e Mensagem que existe planos para o Refil certo? Pode falar sobre isso também?
GE Beauty: Sim. O Refil é uma possibilidade real. Neste momento estamos iniciando uma pesquisa para entender dos consumidores mais detalhes sobre este tipo de embalagem, como por exemplo dimensões, formatos, materiais, etc.
Ecoaliza: Sobre a embalagem do booster… existe um planejamento (ou uma vontade) de evoluí-la para embalagem de papel reciclável?
GE Beauty: As embalagens atuais dos boosters já utilizam materiais recicláveis e podem ser reutilizadas para guardar outros objetos, com máscara, fios de carregador, grampos… Por enquanto, os estudos que fizemos sobre a utilização de papel reciclável não se mostraram tecnicamente viáveis para este tipo de produto, especificamente. Mas ainda não desistimos.
E aí, curtiu a GE Beauty? Já usou algum produto? Compartilhe a sua experiência nos comentários e vamos ecoalizar.