O Park City, localizado na cidade em Utah, há anos desenvolve diversão ações sustentáveis na região. O olhar especial voltado à preservação natural, à inserção dos moradores na economia e nas tomadas de decisão locais e ao desenvolvimento de negócios liderados por membros da comunidade a coloca em destaque esse destino.
A Park City, foi a primeira cidade da montanha nos Estados Unidos a operar uma frota de transporte público com zero emissão de carbono. Além disso, a cidade ainda comporta uma frota de bicicletas 100¢ elétricas. Outra frente importante foi a criação do selo “Made in Park City”, disponibilizado aos estabelecimentos que investem na produção local de uma ampla gama de itens que vai de alimentos a itens de vestuário.
O centro histórico tem regras para coibir o estabelecimento de empreendimentos pertencentes a grandes cadeias, o que aumenta as chances de que os pequenos negócios prosperem, e os dois resorts mantêm uma série de posturas responsáveis.
Tanto Park City Mountain quanto Deer Valley Resort dispõem de canhões de neve de baixo consumo energético, oferecem lixeiras com separação de materiais, utilizam ingredientes produzidos localmente e estão sempre revisando as amenidades dos hotéis. A rede de hospitalidade também investe em ações sustentáveis, com iniciativas longevas que permanecem em prática desde a década de 1980, período em que Park City começou a se destacar como destino global de esqui.
O grupo também investiu na construção de uma cultura de trabalho baseada no meio ambiente para incorporar ainda mais a sustentabilidade como um valor central para proprietários e hóspedes. Da transição de amenidades de uso único para iniciativas de reciclagem e aplicação de tecnologia para implementação do registro sem papel e das fechaduras eletrônicas, a sustentabilidade foi incorporada em todos os aspectos possíveis dentro do modelo de negócios.
A sede do Park City Lodging é outra prova concreta da importância do tema para o grupo. Erguida em 2016 com práticas de construção responsável, ela conta com telhado verde e canteiros orgânicos elevados, 52 painéis solares – incluindo um design inovador de dossel solar para otimizar o uso espacial -, uso sustentável de materiais de construção, alta eficiência em sistemas de climatização, captação de águas das chuvas e xeriscaping – paisagismo criado para reduzir ou eliminar a necessidade de água para irrigação -, entre outras iniciativas.
Além do grupo, há diversos hotéis que seguem no mesmo caminho e investem em iniciativas sustentáveis para preservar a natureza de Park City para muitas gerações futuras. O Lodge at Blue Sky, por exemplo, desenvolve uma série de iniciativas ambientais, sociais e econômicas que vão desde a total eliminação de plásticos de uso único e trabalhos de conscientização com escolas locais até a doação de recursos para a a People’s Health Clinic (PHC), uma clínica médica sem fins lucrativos. O hotel tem uma estação própria de tratamento de água e uma fazenda orgânica liderada por mulheres com compostagem e método de plantio direto que dispensa máquinas. A estufa é aquecida geotermicamente para ter pegada neutra em carbono.
O Montage Deer Valley, inaugurado em 2010, recebeu a Certificação Prata pela Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) do Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos. É o primeiro hotel certificado no estado de Utah e parte do exclusivo grupo de 100 empreendimentos globais com o título que avalia fatores como práticas sustentáveis na construção, eficiência hídrica, eficiência energética, materiais e recursos naturais e qualidade ambiental interna. O grupo Montage inaugurou seu segundo hotel na cidade, o Pendry Park City, seguindo os mesmos preceitos.
Outro gigante em sustentabilidade é o Newpark Town Center, único hotel certificado com o LEED for Neighborhood Development no estado de Utah. Para obter o título, o hotel implementou uma série de iniciativas, incluindo a construção de espaços que reduzem o uso de energia com aquecimento e resfriamento por meio do compartilhamento de paredes, pisos ou tetos de estruturas vizinhas; a oferta de restaurantes, espaços de recreação, escritórios e residências no mesmo espaço, que reduz a necessidade de usar o carro para deslocamentos; a construção de um centro de educação ambiental, estacionamentos em espaços otimizados e o apoio à proteção de 543 acres (o que corresponde a 219 campos oficiais de futebol) do Swaner Preserve & EcoCenter, reserva de vida selvagem local mantida pela Universidade de Utah.
“Uma pesquisa recente com membros confirma uma tendência que notamos: em um mundo pós-COVID, os empresários de Park City estão priorizando a gestão ambiental. As três questões que eles classificam como mais importantes são reciclagem, sustentabilidade e mudanças climáticas. Eu ouço esse sentimento ecoando em Summit County enquanto as pessoas ponderam sobre nosso futuro. Está surgindo uma Park City verde, sustentável e próspera”, afirma Jennifer Wesselhoff, presidente e CEO da Park City Chamber/Bureau.