A NotCo, foodtech global de alimentos à base de plantas, lançou uma linha de carnes 100% plant based, a NotMeat, que chega com as seguintes novidades: NotMeat Almôndegas, NotMeat Carne Moída e NotMeat Kibe.
De acordo com Vanessa Giangiacomo, a Head de Marketing da empresa, a ideia da categoria carrega a principal missão da marca: reinventar a indústria de alimentos sem abrir mão do sabor. “Recriamos os pratos que amamos, mas sob o viés da sustentabilidade. Assim, o consumidor pode continuar preparando suas receitas favoritas, que costuma dividir com a família e os amigos, ou até apreciar sozinho, com o menor impacto ao meio ambiente”, explica.
A executiva também destaca que um dos grandes focos da foodtech é criar produtos saborosos, que podem ser consumidos tanto pelo público flexitariano, como pelos brasileiros em geral.
Outra proposta dos produtos é garantir a ótima performance de cada um deles, que já é muito conhecida pelos consumidores. “As almôndegas, por exemplo, são amadas pelo seu formato rápido para preparo; já a carne moída é famosa por ficar deliciosa com molhos; e os kibes, é claro, são muito versáteis, podendo ser consumidos fritos ou assados. Mantivemos todas essas características nas novidades, para que continuem suculentas e versáteis, e não ressecadas e sem sabor”, descreve Giangiacomo.
Um pesquisa feita pelo GFI Brasil mostrou que produtos cárneos de origem animal possuem um teor de fibras 72% menor que os seus análogos vegetais, além de serem compostos com 17% mais gorduras saturadas e 15% mais sódio.
Ainda vale frisar que os produtos da linha possuem um forte aspecto nutricional pela sua origem plant based, sendo os únicos a trazer um mix de vitaminas (A, B9 e B12), ferro, zinco, além de oferecer uma boa proporção de carboidratos e proteínas.
Produtos sustentáveis
Uma das marcas da linha NotMeat é a sustentabilidade. O processo de produção dos alimentos utiliza 75% menos água do que em processos habituais e gera 94% menos CO2. Isso sem falar na forte diminuição dos padrões ineficientes e abusivos que acontecem na maioria das empresas do ramo alimentício.
“A exploração de animais contribui com o desmatamento, gases de efeito estufa e praticamente toda destruição ambiental conhecida pelo ser humano”, afirma a Head de Marketing. “Quando removemos o animal da linha de produção, não estamos apenas o salvando, mas também removendo todos esses fatores adjacentes”, complementa.
Outro mérito da categoria é a embalagem, que é totalmente reciclável e faz parte de um sistema de reaproveitamento da marca. “Possuímos uma sólida parceria com a EuReciclo, garantindo que a cada embalagem nossa que é vendida, outra embalagem similar é reciclada. Assim, conseguimos tornar todos os quesitos que cercam nossos produtos parte de um ciclo sustentável”, conclui Giangiacomo.