Pesquisa realizada pela Pluxee, em outubro de 2024, com mais de 2.400 participantes, revelou que a sustentabilidade no transporte de produtos é uma preocupação crescente entre os consumidores. De acordo com o estudo, 59,7% dos respondentes afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por produtos de empresas que adotam práticas de transporte sustentável.
“Nossa pesquisa revelou que a sustentabilidade é uma preocupação para 73% dos respondentes. Por isso, investir em iniciativas que tornem as frotas mais sustentáveis é essencial para promover uma mobilidade mais responsável e atrair consumidores conscientes. Medidas como a otimização de rotas, o monitoramento da performance dos veículos e a medição das emissões de CO2 são fundamentais nesse processo. Além disso, ações de conscientização, o incentivo ao uso de biocombustíveis e a promoção de meios de transporte alternativos contribuem para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma a gerente de produtos de mobilidade Carolina Silveira da Pluxee Latam.
Os respondentes apontaram os transportes que consideram mais sustentáveis, com o caminhão elétrico na liderança, mencionado por 49,1%. Em seguida, o transporte ferroviário foi citado por 34,8%, enquanto o transporte rodoviário com uso de biocombustíveis recebeu 3,2% das menções.
Consumidores cada vez mais conscientes
Para avaliar a importância da sustentabilidade no cotidiano dos consumidores, a pesquisa também analisou seus hábitos sustentáveis. Em relação ao uso de produtos reutilizáveis, como garrafas, sacolas e canudos de vidro ou metal, 53% dos participantes afirmaram utilizá-los regularmente, enquanto 43% usam ocasionalmente. O estudo também revelou que a reciclagem é o método de descarte mais utilizado, com 54% dos entrevistados adotando essa prática. Além disso, 51% afirmaram que reciclam de forma contínua.
A pesquisa também revelou que 91,1% dos entrevistados estão preocupados com a forma como os produtos que consomem são transportados e 98,1% consideram esse fator muito importante ou relevante para suas decisões de compra. “Diante dessa crescente conscientização, é imprescindível que as empresas se adaptem a essa nova realidade. A adoção de práticas sustentáveis já não é mais uma opção, mas sim um diferencial competitivo essencial”, conclui a executiva.