Atualmente, estima-se que 79 milhões de pessoas no mundo são veganas. “O veganismo é um chamado para a consciência e para a responsabilidade, é uma oportunidade para as pessoas adotarem em seu cotidiano uma abordagem mais ética e respeitosa com os animais”, afirma Taís Toledo, diretora de políticas alimentares da organização internacional Sinergia Animal.
No Brasil, segundo o IBGE, só na primeira metade de 2023 foram abatidos mais de 3,2 bilhões de frangos, suínos e bovinos. São quase 205 animais mortos por segundo no país. E, infelizmente, o número real de abates é ainda maior, se incluirmos:
- carneiros
- coelhos
- patos e outras aves
E uma quantidade imensurável de peixes e demais animais aquáticos, como polvos, lulas e caranguejos. Ao redor do mundo, os dados mais recentes apontam que o número de animais terrestres criados e abatidos para consumo está mais alto do que nunca: de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), aproximadamente 92,2 bilhões de animais terrestres são mortos anualmente pela indústria global de alimentos.
Para dar o primeiro passo ou explorar as possibilidades de uma dieta compassiva, a organização disponibiliza em seu site um Guia de Leites Vegetais e o e-book 15 Receitas Veganas Inspiradas no Mar, que podem ser baixados gratuitamente.