Já aviso, esse post vai te transportar para a sua aula de ciência da 5º série. E se você, assim como eu gostava da aula de ciências, com certeza vai gostar de ler esse texto.
Pois bem… nesse post quero explicar com mais detalhes com funciona um minhocário. Todo mundo sabe que ele existe, mas não sem se todo mundo sabe a real função dele. Então vamos lá…
Um minhocário é composto por três compartimentos: de cima para baixo; no primeiro contém terra e minhocas, no segundo só terra e no terceiro o chorume do bem. No compartimento das minhocas, devem conter cercas de 200 minhocas californiana, ideais para o consumo de restos orgânicos.
O cuidado
O indicado é que o primeiro compartimento (de cima para baixo), seja coberto com serragem e palha, para assim garantir a umidade e conforto das minhocas. É importante ressaltar que o sucesso do minhocário depende da nossa alimentação.
Quanto mais diversificado e rico for a nossa alimentação, melhor. Pois isso irá se refletir no descarte de resíduos deixando as minhocas felizes e consequentemente elas produzirão o melhor chorume. A produção do chorume acontece durante o processo de decomposição dos alimentos. Ele pode ser pulverizado nas plantas e na horta e fazer a vez do adubo ou pesticidas.
O que vai na composteira?
Casca de legumes, pedaço de frutas, pó de café e resto de comida. Mas, não se esqueça: resto de carne e queijo não devem virar alimento de minhocas, por podem apodrecer e acabar estragando todo o trabalho. Alimentos muito ácidos também estão vetados.
Toda vez que o primeiro compartimento (de cima para baixo) estiver cheio de restos de alimento, o segundo compartimento sobre para receber mais resíduos. As minhocas costumas trabalhar por cerca de 2 meses na decomposição dos resíduos.
Quem pode ter uma composteira?
Qualquer pessoa que viva em um espaço igual ou superior a 30m2 pode ter uma composteira cheia de minhocas trabalhadoras. Essa é uma excelente maneira de gerar menos lixo e ainda produzir algo orgânico livre de bactérias.
Existem várias composteiras disponíveis para compra no mercado, com um pouquinho que criatividade é possível fazer a sua em casa também.
E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe com os amigos e bora fazer compostagem doméstica. Ecoalize!