Entulho (resíduo ou fragmento) resultado de uma construção, demolição ou reforma. É também aquele material que geralmente não temos a mínima ideia de onde deva ser descartado. Não é mesmo?
Pois é! Todo mundo sabe que o excesso de geração de resíduos e os baixos índices de reciclagem estão entre os principais problemas das grandes cidades brasileiras.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz anualmente 387 kg de lixo, sendo que apenas pouco mais da metade disso (58%) recebe a destinação adequada.
E uma parcela muito menor, cerca de 13%, são reciclados, segundo um estudo do Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (IPEA).
Mas, com o intuito de mudar essa estatística uma startup super engajada com ações referentes a preservação do meu ambiente criou o Biothanks. Aplicativo que permite chamar transportadores (motorizados ou não) para recolher resíduos e levarem ao descarte correto.
No momento, o app está disponível para teste, apenas na região da Zona Leste de São Paulo.
A escolha para esse início está relacionada com a demanda de reformas residências na área. Mas em breve a abrangência de cobertura será expandida, bem como os tipos de materiais que poderão ser recolhidos.
Fernando Vargas e Marcel Wars, fundadores da ferramenta acreditam que a ideia poderá minimizar os impactos causados pela sociedade, além de gerar novas oportunidades de emprego à população.
“O maior custo impeditivo para a reciclagem em larga escala é a logística, e é aí que a Biothanks vai atuar, viabilizando a coleta rápida e segura de resíduos, mesmo que em pequenas quantidades, e gerando, ao mesmo tempo, trabalho e renda para diversas pessoas”, afirma Marcel Wars.
Os idealizadores do projeto, até já apelidaram a ideia de “Uber da reciclagem” e visam gerar para os coletores lucro de até 20% a 30% acima do próprio aplicativo do Uber.
E aí? O que acharam dessa ideia ecoalizadora?