Responsáveis por regular o clima, fornecer alimentos e matéria prima inúmeras necessidades dos seres humanos. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre e somam aproximadamente 97% da quantidade de água existente no planeta.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50 milhões de brasileiros habitam em áreas litorâneas.
Esses são apenas alguns dados relevantes, entre inúmeros outros, para enfatizar o quanto os nossos oceanos são importantes para a sobrevivência humana.
É dele que extraímos o sal de cozinha, o bromo utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica, e também a areia utilizada na construção civil.
Além disso, as algas marinhas são responsáveis por produzir 55% do oxigênio do planeta, segundo estudo realizado pelo Instituto de Botânica de São Paulo.
Isso ocorre, porque o excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é absorvido pelas águas.
Então, por meio da fotossíntese, as algas produzem muito mais oxigênio do que necessitam e quando existe muito gás na água, ele é liberado para a atmosfera.
Portanto, nesse Dia Mundial dos Oceanos, que tal refletir sobre como nossas ações estão atrapalhando o funcionamento desse rico ecossistema que só trabalha à nosso favor?
Será que já não passou da hora de colocarmos a mão na consciência? Pense e Ecoalize!
Feliz Dia Mundial dos Oceanos!