Projetado dentro dos pilares da sustentabilidade, o novo EX30, da Volvo Car, chegou para mostrar como é possível transformar lixo em luxo através da reciclagem. O EX30 é o novo modelo elétrico da montadora que utiliza materiais reciclados em sua estrutura, como plástico reciclado de garrafas PET e fibra de carbono reciclada. Aproximadamente um quarto de todo o alumínio usado na construção do carro é reciclado, assim como cerca de 17% de todo o aço utilizado na sua produção, reduzindo ainda mais o impacto ambiental desses materiais.
No interior do carro, foi utilizado a otimização como um princípio de design sustentável. A equipe de designers conseguiram combinar várias funções dentro em um único componente, com o principal objetivo reduz o número de peças necessárias sem comprometer a funcionalidade do veículo. Além disso, 17% de todos os plásticos do carro, desde componentes internos até para-choques externos, são reciclados. Essa é a maior porcentagem em qualquer carro da Volvo até o momento.
Materiais sustentáveis
Ainda no interior do carro, foram utilizados uma série de materiais reciclados e renováveis nos bancos, painel e portas. Entre eles; o jeans, o linho e uma mistura de lã que contém cerca de 70% de poliéster reciclado. Para criar a decoração interna de jeans, foi utilizado fibras que seriam resíduos do processo de reciclagem.
Quando os jeans são reciclados, as fibras trituradas são transformadas em fios, e as fibras longas se conectam umas às outras. O processo de produção do Volvo EX30 também foi otimizado de várias maneiras. Isso significa que o carro representa uma das maiores taxas de reutilização de materiais em peças estampadas durante a fabricação. No fim de sua vida útil, o EX30 foi projetado para ser recuperado em 95%, por meio da reciclagem dos materiais e da recuperação de energia do que não pode ser reaproveitado.