Produzido pela Booking.com, o relatório de viagens sustentáveis, revela um desejo crescente por escolhas mais conscientes em toda a experiência de viagem
O Relatório de Turismo Sustentável 2022, é a maior pesquisa realizada sobre turismo sustentável pela plataforma. E com mais de 30.000.00 viajantes, de 32 países diferentes, concluiu que o turismo sustentável cresce a cada dia. E 90% dos entrevistados brasileiros afirmando que pretendem viajar de maneira mais ecologicamente correta nos próximos 12 meses
De acordo com o levantamento, 86% dos brasileiros dizem que estão mais propensos a escolher uma acomodação sustentável – estejam ou não procurando especificamente por uma. Além disso, dois terços (65%) dos viajantes do país afirmam que os esforços feitos por acomodações e provedores de transporte em prol do meio ambiente têm um grande papel na hora de decidirem contratar esses serviços.
Turismo e sustentabilidade
O Relatório de Turismo Sustentável 2022, provou que 93% dos turistas brasileiros pretendem se hospedar em acomodações mais sustentáveis pelo menos uma vez no próximo ano. E apesar de o Brasil já contar com quase 7 mil propriedades certificadas pela Booking, algumas pessoas ainda desconhecem esse diferencial ecofriendly de hospedagem.
Leia também: Booking cria ‘Selo Sustentável
Além disso, dois em cada cinco (41%) brasileiros admitem que não procuram ativamente pelas práticas sustentáveis de um hotel ou pousada antes de realizar a sua reserva. Entretanto, se a informação fosse mais acessível, seria mais fácil analisá-la. Esse é um dado que reforça a importância de tornar as informações sobre sustentabilidade mais transparentes e compreensíveis para um público mais amplo de viajantes.
No rumo para oferecer mais viagens sustentáveis para todos
Atualmente mais de 100.000 acomodações no mundo possuem práticas sustentáveis reconhecidas pelo selo Viagens Sustentáveis da Booking.com. E quase 7 mil delas estão em território brasileiro. Além disso, a empresa ampliou o número de certificações e selos de outras organizações que qualificam automaticamente as acomodações da plataforma a receber esse distintivo. Além das instituições já reconhecidas oficialmente pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), Green Tourism e o EU Ecolabel, também foram incluídas as certificações da Green Seal, Nordic Swan Ecolabel, Green Hospitality Ecolabel, Ibex Fairstay, Fair Trade Tourism, LEED e Edge.