Comprar menos, reutilizar mais e reciclar sempre. Esses são os desafios de uma pessoa que realmente acredita na preservação do meio ambiente.
E para quem ainda acha que a catástrofe organizada pelo consumo inconsciente está longe de chegar, por favor, leia esse texto até o final. Mas atenção, isso pode doer!
Pois bem, muita gente pensa que mudar os hábitos de consumo é nunca mais poder ir ao shopping comprar uma roupa nova ou nunca mais poder presentear os amigos queridos e assim por diante. Não é mesmo?
É por isso que a Ecoaliza está aqui para mostrar que tudo isso que colocaram na sua cabeça é uma grande balela. Mudar os seus hábitos de consumo é nada mais nada mais do que pensar antes de comprar.
E isso vale para o presente de dias das mães ao manteriam escolar do seu filho. Afinal, quantas vezes você já parou para calcular o tanto de dinheiro jogado fora em coisas que foram compradas e não utilizadas? Esse é o segredo do consumo consciente. Empregar valor monetário, sentimental e vida útil em todas as coisas que são adquiridas, independente de sua finalidade.
A seguir confira algumas dicas de como tornar os seus hábitos de consumo muito mais práticos.
O presente: No Japão, um presente expressa gratidão e respeito pela outra pessoa. Sabemos que relacionar a nossa cultura com a dos japoneses, pode ser um pouco difícil. Mas a discussão é: um presente não precisa ter marcar ou expressivo valor monetário para ser considerado especial. Na Alemanha e em países vizinhos o pão é um presente muito comum em diferentes ocasiões e tem o significado de fartura e prosperidade. Portanto, da próxima vez que for presentear alguém, pense no significado e não em quantas vezes será possível parcelar o presente.
Roupas: Quantos pares de sapato são necessários para fazer um pessoa feliz? Agora pense: quantos pares de sapatos são realmente necessários em sua rotina? A matemática é simples, não é mesmo? É claro que essa reflexão não se aplica apenas aos seus pés, mas sim, a todos os itens do sei guarda roupa. Corre lá, e comece a contar quantas peças estão encostadas sem perspectiva de uso.
Produtos de beleza: Quantas vezes nos deixamos levar pela emoção e assim compramos infinitos produtos que nunca serão utilizados? Diferentes potes de creme, perfumes de inúmeras fragrâncias e mil e uma outras coisas. Agora faça as contas do valor que foi gasto em cada produto e com o montante pense em coisas legais que você poderia ter feito com esse dinheiro.
Supermercado: Quantas vezes na semana você precisa fazer compras pois jogou comida fora? Isso por acaso alguma vez já causou algum tipo de arrependimento? Reflita sobre esse assunto.
Promoção: Sim, sabemos que uma promoção relâmpago nunca é demais. Acontece que essa prática do mercado nada mais é do que queima de estoque. Produtos encalhados que precisam ser despachados com o intuito de evitarem prejuízos. Mas quantas vezes nos deixamos nos levar pelo momento e caímos nessa emboscada? Essa é fácil, apenas olhe ao redor e veja quantas coisas desnecessárias você é capaz de encontrar pela casa.
Vi só como o nosso comportamento nos condiciona a gerar lixo desnecessário? O lixo da saco de roupa que você achou linda. O lixo do embrulho do presente que você nem tem certeza se o pessoa vai gostar. O lixo do alimento que estragou na geladeira antes mesmo de ir para a panela. O lixo da embalagem do produto que você comprou na promoção e nunca usou. Consumo consciente é isso. Pensar antes de comprar. Fazer valer a pena o seu dinheiro. Se o consumidor passar a ser mais cauteloso na hora de comprar, a indústria passa a ser mais cautelosa na hora de produzir e as empresas ainda mais na hora de vendar. Pense consciente e Ecoalize.