Sim, é triste, mas ainda existem pessoas que não entenderam o real sentido da sustentabilidade.
A boa notícia é que esse texto, não foi escrito para essas pessoa. Mas sim, para você que realmente se preocupa com os mudanças climáticas, preservação do meio ambiente e com o futuro do nosso planeta.
Tenho certeza que você não aguenta mais ouvir a velha história de que a maioria das atividades humanas ( seja ela a mais simples – como por exemplo dirigir um carro -, até a mais complexa como o desmatamento) estão acabando com o planeta, certo?
Pois bem! Apesar de essa ser uma história bem antiga, ela ainda não deixou de ser verdade. E mesmo todo mundo sabendo que o problema se agrava a cada dia, o consumo desenfreado não para de crescer.
Todo mundo reclama do calor excessivo, a cada verão. Todo mundo reclama da poluição do ar, todo os dias. Todo mundo fica chocado com os desastres naturais. Mas, nem todo mundo para por alguns instantes para refletir sobre suas próprias atitudes.
O planeta não é mais o mesmo, há muito tempo. E em mais algumas décadas, as mudanças serão ainda mais tangíveis.
É por esses e muitos outros motivos, que adotar uma concepção de vida mais sustentável, precisa ser uma responsabilidade de todos nós.
Não devemos e não podemos ter medo ou vergonha de conscientizar as pessoas a mudarem ser hábitos. Por que isso se refletirá do bem estar de toda a população.
Logo, viver uma vida ambientalmente ecológica, significa sim, viver com menos coisas, menos consumo e menos bagunça.
Preservar o meio ambiente, não significa ter que abdicar das coisas legais que a vida moderna pode nos proporcionar. Afinal, vivemos em cadeia evolutiva e isso nunca mais parar.
Mas, em contrapartida, dar sentido a nossa existência e entender que dividimos um espaço que precisa ser compartilha com milhares de outros ecossistemas. Sem invadir ou agredir o espaço do outro.
Sabemos que a princípio, isso pode parecer impossível e até utópico. Mas, só vai acontecer com o comprometimento de cada indivíduo. Afinal, não é possível fazer nada sozinho. E isso inclui, proteger o planeta de nós mesmo.
Cada ação realizada individual ou coletivamente sem dúvida irá fazer a diferença para às novas gerações.
E isso inclui as atividades básicas do nosso cotidiano como economizar água, energia elétrica, não desperdiçar alimentos, reduzir o consumo de bens que não são essenciais para a nossa sobrevivência e separar o lixo.
Hoje uso isso pode parecer pouco, mas se cada um fizer a sua parte o mundo poderá ser um lugar muito mais feliz e confortável para todos.
Então, se você realmente se preocupa com o planeta, pense sobre os seus atos, e já está fazendo o básico o que acha de começar a incentivar outras pessoas a fazer o mesmo? Ecoalize!