Todo mundo cresce sabendo, como fazer uma máscara facial caseira, utilizando um ingrediente natural, certo? Agora, o que ninguém aprende, é que até hoje, não existe nenhuma comprovação científica que prove, que essas máscaras faciais caseiras irão deixar você com uma cutes de pêssego.
E, para esclarecer esse, e mais outros mitos e verdades sobre a prática popular de se usar o alimento em rotina de beleza, conversei com a Dra. Patrícia Silveira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e criadora da @dermagreen, uma página muito legal que aborta o tema beleza sustentável.
A seguir, confira todos os detalhes da conversa com a Dra. Patrícia Silveira.
Ecoaliza: Dra. Patrícia, existe alguma comprovação científica sobre a eficácia do uso de máscaras caseiras, principalmente as de frutas (banana, abacate, mamão), na rotina de cuidados com a pele?
Dermagreen: Então, comprovação científica em ralação as máscaras caseiras a medicina não tem. Realmente, não tem nenhum artigo científico que fale a respeito da máscara de abacate, ou da máscara de pepino, ou da máscara de banana. O que tem são artigos científicos falando das propriedades medicinais desses ingredientes isolados. Normalmente são feitas análises fitoquímicas (coleta de informações relevantes da presença de metabólitos secundários nas plantas, para que assim possa chegar ao isolamento de princípios ativos importantes na produção de novos fitoterápicos) ou para descobrirem valores nutricionais dos alimentos. Mas comprovação científica da aplicação desses ingredientes na pele, a medicina não tem mesmo.
Ecoaliza: E o que a ciência tem de informação?
Dermagreen: Bom, o que a gente tem são indicações, por exemplo: serviço público de dermatologia. Às vezes as pessoas são muito carentes, então a casca da banana era muito indicada, e ainda é, como forma de curativo natural, de baixíssimo custo. Então a orientação médica é pegar aquela parte de dentro da casca da banana, (aquela parte branca e fofinha), e colocar sobre as feridas. Essa também é uma solução muito indicada para mulheres que estão amamentando e que começam a ter fissuras no mamilo.
Ecoaliza: E quais são os exemplos de ingredientes naturais que já foram estudados?
Dermagreen: Olha, especificamente de frutas, não temos, mas quando passamos para as argilas, do ponto de vista científico, elas sim já foram muito estudadas. Temos históricos de casos clínicos, que apresentaram resultados satisfatórios no processo de cicatrização, na melhora do processo inflamatório e recuperação da pele.
Ecoaliza: Existe uma frequência para fazer o uso desses ingredientes na pele?
Dermagreen: A frequência do uso, deve ser de uma a duas vezes na semana. Não vejo necessidade de mais. Só que nada impede que a pessoa que come mamão todos os dias pela manhã, utilize a casca (a parte que está próxima a poupa) para passar na pele. Contraindicação não tem, tirando só as frutas cítricas, pois essas são muito agressivas.
Ecoaliza: Mesmo não havendo contraindicações para as máscaras caseiras, mesmo assim, não seria mais eficaz comer a fruta ao invés de passar ela na pele?
Dermagreen: De modo geral, não vejo as pessoas comprando alimentos para fazer só máscaras. Mas, os benefícios dos ingredientes in natura, são muito mais impactantes de fato na alimentação. Na forma tradicional de nutrição, que é pela ingestão. Vou te dar um exemplo de um ingrediente que é super famoso. A cúrcuma é um super alimento, um tempero cheio de antioxidante, desinflamatório. Mas, quando aplicado no rosto, ela não é tão eficaz, por não ter uma permeabilidade satisfatória através da pele. Entende?
Ecoaliza: Então, comer é muito mais eficaz que passar no rosto?
Dermagreen: É obvio que a ingestão dos alimentos proporcionará muito mais benefícios do que a aplicação dos mesmo na pele. O consumo adequado de alimentos in natura e crus trará muito mais saúde e plenitude, tanto para o seu organismo quanto para a sua pele. Afinal, através da nutrição é possível absorver todas vitaminas, minerais e antioxidantes presente no alimento.
Ecoaliza: Agora vamos falar sobre ingredientes naturais que não servem para serem ingeridos. Existe algum problema em se utilizar a água do arroz como tônico facial?
Dermagreen: Olha, o X desta questão é a qualidade deste alimento. O arroz é um ingrediente muito popular e atualmente existem particularidades na fabricação dele que não são tão inofensivas. Portanto, temo que considerar muito o uso de agrotóxicos que são utilizados durante a plantação e o cultivo do arroz. Pense assim: se você utilizar a água do arroz que foi produzido um muitos pesticidas, o risco de agredir a sua ele com essas substâncias é muito grande. E consequentemente a chance de trazer irritações também. Entende?
Ecoaliza: E existe algum outro ingrediente natural que podemos usar como tônico no lugar da água de arroz?
Dermagreen: Sim, a água de coco, por exemplo, é uma ótima opção. Mas, outra vez, apesar de não existir contraindicação, também não existe comprovação científica.
Ecoaliza: Existe alguma diferença entre os métodos caseiros e os métodos utilizados pela indústria cosmética na fabricação dos produtos?
Dermagreen: Sim, a principal diferença é que a indústria cosmética só utiliza ingredientes selecionados ou cultivados para tal finalidade. Ou seja: a indústria cosmética não compra alimentos na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (CEAGESP) para produzir um produto de beleza. Então, toda vez que considerarmos utilizar ingredientes in natura que temos em casa, precisamos tomar muito cuidado com a origem de todos eles.
Ecoaliza: Sobre a borra de café… existe algum risco em e fazer esse tipo de esfoliação caseira?
Dermagreen: A borra de café é um ingrediente ótimo. Ela é rica em polifenol, que é um super antioxidante. Só que é muito importante tomarmos cuidado com o tipo de moagem desses grãos. Ou seja: moagens mais grosseiras, vão deixar formatos meio pontiagudos, e isso poderá machucar a pele com pequenos cortes superficiais. E consequentemente isso poderá trazer irritação. Então, tem que tomar cuidado! Fez uma vez e sentiu que a pele ficou vermelha, melhor procurar um ouro tipo de grão para fazer essa esfoliação.
Ecoaliza: Existem outras opções de ingredientes para esfoliação?
Dermagreen: Sim! É possível utilizar o fubá, a farinha de mandioca, o açúcar mascavo e até a aveia.
Ecoaliza: Para terminar: existe algum risco em se usar bicarbonato de sódio para esfoliação?
Dermagreen: Olha, não acho que ele seja um ingrediente que deva ser utilizado como máscara facial. Ele é um ingrediente extremamente forte, que tem um ph muito diferente do ph da nossa pele. Portanto, ele pode ser irritante para algumas pessoas. Conheço várias pessoas que tem irritação com bicarbonato, quando estão presentes em produtos de limpeza, ou na formulação de desodorante natural. Então, não vejo ele como um ingrediente para ser utilizado na pele. Acho que ele é um ingrediente arriscado pelo seu potencial de irritação.
E aí, você sabia dessas coisas? Compartilhe seus conhecimentos nos comentários.