Criada e gerida pela ONG Confraria dos Miados e Latidos, a clínica oferecerá atendimento clínico e cirúrgico gratuitamente
Segundo o IPB (Instituto Pet Brasil), a população de gatos cresce mais do que a de cães no Brasil. Em 2018, os felinos somavam 23,9 milhões, e em 2021, havia 27,1 milhões, um avanço de 14,4%, o dobro do crescimento do número de cachorros (7,2%), no mesmo período.
Dedicada ao resgate e adoção de gatos desde 2007, a ONG Confraria dos Miados e Latidos encontrou nesse nicho a oportunidade de investir em um negócio de impacto social – que beneficia não somente os tutores de gatos, que terão acesso a um atendimento especializado a preços acessíveis, mas também a instituição, que reinvestirá toda a receita obtida na continuidade e crescimento da organização. Desde sua fundação, mais de quatro mil gatos foram resgatados e encaminhados para adoção – e mais de 15 mil animais passaram por procedimento de castração e controle populacional.
“A geração de receita através de negócios de impacto social é uma grande tendência no terceiro setor”, explica Adriana Tschernev, diretora-executiva da ONG e gestora da clínica. “É uma forma de garantir a atuação beneficente ao mesmo tempo em que viabiliza o acesso de mais gatinhos a um atendimento especializado e que respeita às práticas cat friendly”.
A nova Clínica Social tem mais de 100 metros quadrados e conta com consultórios, sala de procedimentos, espaço pré e pós-operatório e um moderno centro cirúrgico. Graças às doações de pessoas físicas e um grande aporte da Editora MOL, através do AdotePetz, foi possível que o projeto saísse do papel em pouco tempo. Quem tiver interesse em se tornar um doador, clique aqui.
Consultas gratuitas às terças-feiras
As consultas são gratuitas, todas às terças-feiras, mediante cadastro prévio. O atendimento gratuito destina-se a tutores beneficiários do CadÚnico, protetores independentes ou a encaminhamentos da ONG Médicos Veterinários de Rua. Nos demais dias, as consultas são cobradas conforme a especialidade, sendo que a renda é revertida ao subsídio dos atendimentos gratuitos e à manutenção das atividades da ONG.
Cat Friendly?
O conceito de clínicas cat friendly foi desenvolvido pela International Society for Feline Medicine (ISFM, Sociedade Internacional de Medicina Felina), localizada em New Jersey, nos Estados Unidos. Para eles, a ideia é interpretar os ambientes e situações a partir do ponto de vista do felino. Dra. Camila Irene Ramos, médica veterinária especializada em felinos e responsável técnica da Clínica, explica o que isso quer dizer: “Gatos são animais naturalmente sensíveis a estímulos externos. No ambiente cat friendly nos preocupamos em fazer tudo ao nosso alcance para minimizar o estresse causado por esses estímulos: não há odores de outras espécies de animais ou outros odores fortes, como flores ou produtos de limpeza, controlamos o nível de ruído, disponibilizando inclusive música ambiente especial para promoção do relaxamento do gato”.
Dra. Camila acrescenta que são adotadas práticas modernas de contenção, que respeitam a natureza do animal. “Antigamente, era prática comum conter o animal pela pele do dorso, acreditando que estaria sendo replicado o comportamento da mãe gata, ao carregar seus filhotes. Porém, já se sabe que essa prática é extremamente humilhante e nociva, sobretudo para um gato adulto, e não deve mais ser replicada. Através do enriquecimento ambiental e de uma abordagem respeitosa e tranquila, as consultas e procedimentos podem ser realizados sem prejudicar o paciente”.
Além da consulta veterinária especializada em felinos, outras duas especialidades estarão disponíveis na Clínica Social da Confraria: atendimento clínico e cirúrgico de Odontologia e a consulta Comportamental. À frente dessas especialidades estão as médicas veterinárias Fernanda Conde e Débora Paulino.
Por que odonto e comportamento?
“A qualidade de vida e o comportamento de um gato podem ser seriamente afetados pela falta de saúde bucal”, explica Dra. Fernanda. “Devido à dificuldade em promover escovação diária e à presença de doenças infectocontagiosas específicas dos felinos que causam problemas odontológicos, é muito comum que a boca e os dentes do gato precisem de intervenção ao longo da vida, e o diagnóstico e tratamento precoce podem fazer toda a diferença no bem estar dos gatinhos”.
Tatiana Sales, Presidente e fundadora da ONG Confraria dos Miados e Latidos, explica, inclusive, que o tratamento odontológico em gatos do abrigo mudou dezenas de destinos. “Alguns animais que aguardavam adoção havia anos, devido a comportamentos arredios e dificuldade de socialização, puderam encontrar suas famílias após o diagnóstico e tratamento de suas questões odontológicas. Queremos oferecer isso, com qualidade e custo subsidiado, a outras ONGs e protetores, para que mais animais possam ter uma nova chance de ter a vida que merecem”.
Tatiana também comenta o porquê da escolha da assessoria comportamental em felinos como a segunda especialidade adicional a ser oferecida na Clínica Social da ONG. “A segunda maior causa de devolução de gatos adotados é a falha em seguir os procedimentos de adaptação do gatinho ao novo lar, traduzindo-se em problemas comportamentais como eliminação fora do lugar, comportamento agressivo ou recluso, prejudicando sua integração à nova família. Abordar a questão comportamental é fundamental para que cada vez menos gatinhos sejam devolvidos, e agora nossa clínica poderá contribuir com isto!”, conclui.
“Entender como o gato se sente é fundamental para a saúde integral. Cuidar do comportamento é a nossa forma de contribuir, compreendendo as emoções e como ele se comunica, assim como para humanos a saúde mental influência é um pilar, para os gatos comportamento, saúde física e saúde emocional caminham juntas. Gatos emocionalmente equilibrados são gatos realmente felizes”, explica a Dra Débora Paulino.
Como ser atendido na Clínica Social
A clínica da Confraria estará aberta para todos os gatos. Confira abaixo o cronograma dos atendimentos e entre em contato para agendar:
SEGUNDAS FEIRAS: atendimento clínico e cirúrgico especializado em ODONTOLOGIA FELINA com a Dra Fernanda Conde, mediante agendamento;
TERÇAS FEIRAS: atendimento especializado em felinos GRATUITO com a Dra Camila Irene Ramos, para tutores inscritos no CADÚNICO, protetores independentes e encaminhamentos dos Médicos Veterinários de Rua, mediante agendamento;
QUARTAS FEIRAS: atendimento especializado em COMPORTAMENTO FELINO com a Dra Débora Paulino, mediante agendamento;
QUINTAS, SEXTAS E SÁBADOS: atendimento especializado em felinos para o público em geral, com a Dra Camila Irene Ramos, sem necessidade de agendamento.
WHATSAPP para agendamento de consultas: 11-2346-5888. A Clínica fica localizada na Rua Tobaiaras, 156, no Parque da Vila Prudente.
Conheça as médicas veterinárias que atuam na Clínica Social da ONG Confraria dos Miados e Latidos:
Dra. Camila Irene Ramos – Bióloga e médica veterinária formada pela Universidade de Guarulhos – UNG, é pós-graduada em medicina de felinos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Ranvier (IEP), com cursos de atualização em nefrologia e urologia dos felinos e gastroenterologia dos felinos pela GATTOS, Feliway Cat Handling Program e emergências veterinárias pela CertificaVet.
Dra. Débora Paulino – Médica Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Medicina Felina Certificada pela ISFM em Advanced Feline Behaviour, é professora de pós-graduação, mentora e professora Gefel Anclivepa, certificada Fear Free Shelter, certificada pela AAFP Cat Friendly Veterinarian, secretária do Coletivo Afrovet, fundadora e Mente criativa na Mais Gato, membro da ABFEL e da ISFM e gateira.
Dra. Fernanda Conde – Médica Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo, especializada em Medicina Felina e Odontologia Veterinária, Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Odontologia e Medicina do Coletivo da Faculdade ANCLIVEPA; professora convidada da pós-graduação de Clínica de Felinos da Faculdade ANCLIVEPA; Catfriendly Veterinarian, membro da AAFP e International Cat Care.