Por diferentes razões a população brasileira tem consumido cada vez mais produtos vegetais. A marca Naveia é a primeira a lançar um chantilly vegano
Pelos mais diversos motivos que vão desde intolerância à lactose, conscientização sobre consumo e bem-estar ou sobre temas ligados à sustentabilidade e preservação ambiental, a população brasileira tem substituído cada vez mais produtos de origem animal por vegetal. Muitos inclusive têm optado pelos produtos plant-based (à base de plantas) por também serem saborosos e terem uma textura semelhante à do leite de vaca – como é o caso do leite de aveia, que tem caído nas graças de cafeterias e baristas de forma exponencial.
As vendas de leites vegetais aumentaram significativamente nos últimos anos, mas o mercado de leite de aveia tem visto, de longe, o maior crescimento. Somente nos EUA, as vendas no varejo de leite de aveia aumentaram mais de 50%, para US 527,44 milhões em 2022 – indicando seu apelo em massa entre os consumidores.
Seja para consumir puro, usar em receitas ou misturado com outros alimentos e bebidas (cafés, capuccinos, frapés e outros), o leite de aveia é mesmo um produto que veio para ficar. Suas origens datam do início da década de 1990 por Rickard Öste, que foi quem inventou a bebida, mas ela começou a se popularizar mesmo com sua oferta nas cafeterias dos Estados Unidos e Reino Unido por volta de 2017. Os baristas ficaram encantados com o sabor neutro, a textura cremosa e a capacidade dela de criar mais espuma.
Conexão gostosa e sustentável
Olhando para essa demanda no Brasil, a Naveia, marca de produtos veganos que busca se conectar com seus consumidores e mudar o mundo usando o leite de aveia como ferramenta, lançou recentemente o primeiro chantilly vegano do mercado após uma presença marcante por cafeterias espalhadas por todo o país e já com o seu leite de aveia original e na versão barista consolidados. A marca recebeu a demanda das próprias cafeterias para a criação de um chantilly à base de aveia.
“Desenvolver produtos de origem vegetal em uma categoria tão consagrada e conhecida pelo consumidor brasileiro é um grande desafio. Porém o nosso desejo de estarmos cada vez mais presente no dia a dia do consumidor, em diversos momentos de consumo, supera qualquer desafio que possamos enfrentar”, afirma Juliana Bürger Rodrigues, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Naveia.
A novidade do chantilly se uniu ao portfólio e linha culinária da marca que já é composta também pelo Deleite Condensado, Creme Deleite, Manteiga Naveia – que passa por um processo de fermentação resultando em um produto muito semelhante à manteiga de origem animal, porém à base vegetal – e também com o Navelã, creme de avelã com chocolate feito com cacau, avelã e açúcar orgânicos e que tem dado origem a combinações cada vez mais saborosas pensadas pelos próprios consumidores.
“Com esta linha culinária conseguimos materializar para o consumidor que ele pode fazer escolhas mais conscientes de alimentos sem precisar deixar de consumir a categoria de produto que está acostumado. Além do sabor, pilar super importante na entrega dos nossos produtos, essa categoria exige que os produtos performem da mesma maneira, ou seja, o Chantilly Vegetal performa em sifão para as cafeterias e confeitarias”, finaliza Juliana.