No Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, Shopper, maior supermercado 100% online do país, neutralizou 100% das emissões de CO2 da sua operação (desde o recebimento de mercadoria, ao armazenamento nos centros de distribuição, preparo do pedido e a entrega, que inclui também a pegada de carbono dos times administrativo e operacional).
A startup foi a primeira do segmento, tanto online quanto offline, a promover essa mudança. A operação é conduzida pela Biofílica Ambipar Environment, empresa brasileira de Nature-based Solutions (NBS) ou Soluções Baseadas na Natureza, que atua na gestão, conservação e restauração de florestas a partir da comercialização de créditos de carbono.
A compensação das emissões de CO2 da Shopper é feita via compra de crédito de carbono. Em 2020, a startup contribuiu com a conservação de 2,30 hectares (23.000 m²) de área da Floresta Amazônica, ou 3,2 campos de futebol oficial. Em 2021, foram conservados 5,37 hectares (53.700 m²), o que corresponde a 7,5 campos de futebol oficial. Na comparação entre os dois períodos, ocorreu um aumento de 133%.
“A conservação das áreas desse bioma é fundamental para contribuir com a redução dos impactos causados pelas mudanças climáticas e seus efeitos colaterais. Desde o início da fundação da Shopper, almejamos o posto de empresa carbono neutro. Essa diretriz está alinhada com os objetivos do negócio que visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, a produtividade e a eficiência da cadeia de distribuição no Brasil”, afirmou o CEO da Shopper, Fábio Rodas.
Por meio da parceria com a Biofílica Ambipar Environment, em 2021, a Shopper neutralizou 1.368 toneladas de CO2, que correspondem a 322 árvores em pé na Floresta Amazônica. Em 2020, foram neutralizadas 586 toneladas de CO2, equivalente a 134 árvores em pé na Floresta Amazônica.
“A iniciativa de neutralização das emissões das operações da Shopper, pelo segundo ano consecutivo, leva diferentes mensagens ao mercado: reconhecimento, transparência e responsabilidade com o impacto ambiental em carbono gerado pelas suas entregas, engajamento com seus clientes e consumidores da temática de mudanças climáticas e destaque entre seus concorrentes que nem sempre são neutros em carbono. Portanto, a compra de créditos de carbono, que são diretamente revertidos em atividades de conservação da Amazônia, gera benefícios aos negócios da Shopper e resulta em mais motivos para ser um cliente da empresa”, explicou Plínio Ribeiro, cofundador e CEO da Biofílica Ambipar Environment.
Projeto
Além de contribuir para evitar o desmatamento da Floresta Amazônica, a Shopper apoia o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e combate as mudanças climáticas, por meio da parceria com o Programa REDD+ Vale do Jari, que é financiado com recursos dos créditos de carbono.
O projeto conta com uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo até o monitoramento da biodiversidade. As atividades desenvolvidas pelo Programa REDD+ Vale do Jari, em conjunto com a Fundação Jari, têm o potencial para evitar a emissão de 630 mil toneladas de CO2 por ano ao poupar o desmatamento de 61 mil hectares em um período de 30 anos. O projeto atende 15 comunidades e mais de 333 famílias entre os estados do Pará e Amapá.