Desde 2012, a Fast Shop, uma das principais redes de varejo do país, por meio do programa ‘De Volta ao Ciclo’, incentiva e conscientiza a população para a importância do descarte correto de eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como celulares, micro-ondas, televisores e notebooks, mesmo que não tenham sido adquiridos na rede.
Depois de passar por processo de ampliação em 2021, o “De Volta ao Ciclo” encerra o primeiro trimestre deste ano com mais capilaridade e coletores instalados em 79 lojas físicas da Fast Shop espalhadas pelo Brasil, incluindo Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, entre outros estados, com o objetivo de potencializar o impacto positivo do descarte correto de eletrônicos nas regiões em que a marca está presente.
“Temos como missão encantar e cuidar dos clientes por toda vida. E não há como ignorar a importância da preservação ambiental para que isso seja possível. Estamos empenhados em desenvolver cada vez mais ações e práticas sustentáveis como um pilar central de nossos negócios, em total alinhamento com as necessidades do mundo atual”, avalia Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop.
O executivo conta que a empresa está fazendo testes para viabilizar a coleta de produtos da linha branca, de grande porte, como refrigeradores, fogões e máquinas de lavar, por exemplo. “Assim, apoiamos o cliente que, após substituir um equipamento deseja dar a adequada destinação ao antigo”.
O cuidado com o meio ambiente e o olhar para a sustentabilidade tornaram-se uma das principais metas da companhia, que investiu na estruturação de 13 pontos de consolidação – postos de armazenamento de produtos antes do descarte- desde o início de 2021. Hoje já são 15 pontos. No ano passado, cabos, fontes, extensões, fones de ouvido, celulares e notebooks foram os principais itens coletados.
A preocupação da empresa é a de estimular a conscientização das pessoas para a destinação adequada deste tipo de resíduos, uma vez que, o Brasil é o quinto maior gerador desse lixo no mundo. Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é esse tipo de resíduo e como ele deve ser descartado para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Green Eletron e conduzido pela Radar Pesquisas, a maior parte dos brasileiros (87%) já ouviu falar em lixo eletrônico, mas um terço (33%) acredita que esse lixo está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos. Para outros 42% dos brasileiros lixo eletrônico são aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados e 3% acreditam que são todos os aparelhos que já viraram lixo, ou seja, apenas os que foram descartados, inclusive aqueles que acabam incorretamente em aterros ou na natureza.
Quando o descarte é feito de forma incorreta, ou seja, no lixo comum, a prática leva à poluição do ar, do solo e das águas por metais pesados como cobre, mercúrio, arsênio, zinco e chumbo, por exemplo, colocando em risco todos os tipos de vida do planeta.
Descarte
O processo de descarte é feito, em grande parte, pela Fast Shop. “Depois que o consumidor leva o produto até um ponto de coleta, fazemos a logística reversa, atuando no recolhimento, armazenamento e direcionamento do lixo eletrônico para a Green Eletron”, explica o diretor Geral de Operações da Fast Shop.
A gestora, criada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em 2016, não tem fins lucrativos e já direcionou mais de 2.355 toneladas desse tipo de resíduo. A Fast Shop foi a primeira varejista a assinar o Termo de cooperação com a Green Eletron, em 2017.
“Para alcançarmos resultados satisfatórios é importante unirmos os esforços. A parceria nos dá grande orgulho, porque, com ela, seguimos com mais força no incentivo à reciclagem de eletroeletrônicos, levando diversos benefícios ao meio ambiente”, diz Ademir Brescansin, gerente executivo da gestora.
Para conhecer mais sobre o programa acesse: https://www.fastshop.com.br/web/a/devoltaaociclo
Sobre a Fast Shop: a rede Fast Shop iniciou sua operação em 1986, é referência no mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e hoje conta com mais de 80 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Além disso, o e-commerce da empresa – www.fastshop.com.br – recebe milhões de visitantes por mês. A Fast Shop tem como objetivo encantar cada cliente, por meio do melhor atendimento e de produtos e serviços que facilitem o dia a dia das pessoas, tornando essa experiência única.