No dia 11 de junho, o Grupo Ambiensys, especializado na gestão global de resíduos e em projetos técnicos ambientais ligados aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês), realiza mais uma etapa do Mutirão de Limpeza Ambiensys. A ação busca reforçar a importância da destinação correta de resíduos sólidos e contribuir para a preservação das praias e espaços públicos do Brasil. Na ocasião, o mutirão será realizado em três localidades distintas, mas simultaneamente no período da manhã: Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Bombinhas (SC).
“Em 2022, completamos 25 anos de atuação e já somos conhecidos das empresas que promovem a sustentabilidade não somente no âmbito privado, mas também no social. Agora, queremos nos aproximar mais da sociedade como um todo e o Mutirão de Limpeza tem esse objetivo”, comenta o gerente de Marketing e Novos Negócios do Grupo Ambiensys, Lucca Barros.
Os resíduos serão coletados e armazenados por representantes da Ambiensys. Toda a ação ocorrerá em atendimento às normas técnicas da ABNT NBR 13463 e 13221, que regulamentam, respectivamente, o transporte e a coleta de resíduos sólidos. O material arrecadado será destinado a cooperativas de catadores parceiras, estimulando a economia circular, e outra parte será utilizada para a confecção de esculturas feitas de resíduos a serem expostas em Curitiba e Bombinhas, posteriormente.
Na capital fluminense, a ação será realizada na Praia de Copacabana, das 9h às 12h30. Em Curitiba (PR), o mutirão ocorre na Praça das Ruínas, no Centro Histórico da cidade, das 8h ao meio-dia. Já em Bombinhas, no litoral catarinense, os participantes irão se reunir na Praia de Bombas, também das 8h ao meio-dia.
Mutirão de Limpeza Ambiensys – A primeira etapa do Mutirão de Limpeza Ambiensys foi realizada no dia 30 de abril, em três praias do litoral paranaense – Praia de Leste, Pontal do Paraná e Ilha do Mel. A ação reuniu 50 voluntários e resultou em 300 quilos de resíduos coletados, que foram encaminhados à Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp).