A sustentabilidade, termo cada vez mais presente na rotina das pessoas e nas discussões de sociedade, pode ser explicada como a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais disponíveis, a exploração consciente e o descarte correto de materiais para que as fontes de consumo não se esgotem.
No mundo atual, a grande maioria de bens de consumo utilizam de plásticos, vidro, papéis e demais materiais em sua composição. E é por essa razão que, cada vez mais as empresas precisam se atentar não somente a uma fase do processo, mas a todas. Além da importância do descarte correto no lixo e dos inúmeros benefícios que isso pode trazer, o processo de produção também precisa seguir padrões que estejam de acordo e alinhados a auxiliar a sustentabilidade do planeta.
Alguns produtos que estão presentes no nosso dia a dia acabam passando desapercebidos, mas possuem um rígido e completo processo que beneficia e auxilia na manutenção dos recursos, bem como da saúde e demais benefícios à sociedade. Nesse sentido, a ACUVUE®, marca da Jhonson & Jhonson Vision Care, adota diversas medidas sustentáveis dentro de sua cultura organizacional durante todo o processo de produção. Podem ser citados, por exemplo, a redução de consumo em 12% de energia e gases de efeito estufa no processo de fabricação das lentes de contato ACUVUE® OASYS 1-DAY, a opção da marca por fazer o transporte das lentes pelo frete marítimo ao invés do aéreo, reduzindo suas pegadas de carbono em 13% e redução em 60% (para produtos fabricados nos EUA) do papel usado nas embalagens de lentes de contato ACUVUE® OASYS 1-Day (embalagem de 90 unidades). Além disso, durante o processo de fabricação, 90% das matérias primas são recicladas nas unidades da Vision Care.1
Ainda pensando em ações sustentáveis para contribuir com o bem-estar coletivo, a ACUVUE® desenvolveu um conteúdo prático e simples orientando sobre o descarte consciente das embalagens e lentes de contato para incentivar seus consumidores a cuidar cada vez mais do meio ambiente e se manterem engajados com os valores da marca. A caixa onde as lentes de contato são dispostas, bem como guia podem e devem ser reciclados, por exemplo. As lentes de contato, por serem muito pequenas não apenas podem, mas devem ser descartadas da forma correta: no lixo, e nunca na pia ou vaso sanitário.
Ainda, a marca firmou uma parceria com a TerraCycle no programa de reciclagem de lentes no Reino Unido. Os resultados até agora marcam mais de 4,4 milhões de lentes de contato e suas caixas recicladas e descartadas de forma correta e consciente.
“Temos muito orgulho dos nossos produtos e do processo de fabricação que temos. As nossas lentes tiveram reconhecimento de sustentabilidade global, incluindo a ACUVUE® OASYS 1-Day, que foi eleito o produto do ano na premiação “Environmental Leader” em 2017 por sua embalagem sustentável”, comenta Patrick Bagne. “Todas as nossas embalagens de lentes, incluindo o folheto interno também são certificadas pelo PEFC (Programme of Endorsemente for Forest Certification Schemes) e SFI (Sustainble Forestry Initiative)”, completa
Comprometida em colocar o planeta em primeiro lugar, visando criar um futuro sustentável, a marca se dedica a oferecer alta qualidade nos produtos ao mesmo tempo em que tem responsabilidade para proteger o planeta e a sociedade.
“O que queremos é que a ACUVUE® faça as pessoas enxergarem melhor o mundo em todos os sentidos e de forma sustentável, sem deixar de lado o conforto e a liberdade já reconhecidos dos nossos produtos. Queremos fazer a diferença no mundo, com produtos e por meio da sustentabilidade e seguimos no caminho para aprimorar e melhorar cada vez mais esse processo”, finaliza Patrick Bagne.
Para o descarte correto das lentes de contato e contribuição para a saúde do planeta, a Dra Débora Espada Sivuchin, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision dá algumas dicas:
“As lentes de contato não devem ser descartadas em ralos ou vasos sanitários. Elas não são biodegradáveis e por serem muito pequenas, podem atravessar os sistemas de triagem de redes de esgoto e podem aprar nos oceanos, agravando o problema do microplástico. No Brasil, onde ainda não se conta com uma coleta especializada para reciclagem de lentes de contato, a lente deve ser descartada ou no lixo reciclável próprio para plástico ou no lixo comum (não ecompostável), para que ela possa ser reciclada ou que ao menos seja encaminhada apra um aterro sanitário, refere a oftalmologista Dra Debora Sivuchin.
Conheça mais sobre sustentabilidade ACUVUE®: https://www.acuvue.com.br/sustentabilidade