Alguma vez você já precisou descartar um celular quebrado ou um teclado? Se sim, o que você fez? Tempo para pensar. Talvez você não lembre, pois muito provavelmente, possa ter descartado esses resíduos de maneira errada. Mas, não precisa ficar com peso na consciência (mentira, precisa sim!), afinal, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina. Estima-se que os brasileiros produzam em média 1,5 milhão de toneladas por ano, mas só consegue reciclar 3% desse total.
A boa notícia é que existe solução para isso. A sua consciência! Todo mundo precisa fazer a sua parte. É isso que chamamos de responsabilidade social.
Mas, para que essa consciência social fique cada dia mais fácil de ser praticada, você poderá contar com a ajuda da Green Eletron, uma organização sem fins lucrativos que tem como principal objetivo ajudar a população a descartar de maneira segura, seus resíduos eletrônicos. A seguir, confira o nosso bate-papo com o pessoal da ONG e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Ecoaliza: Para onde vão os produtos descartados nos coletores da Green Eletron?
Green Eletron: Os resíduos são enviados para uma de nossas recicladoras parceiras, e lá, eles passam por uma espécie de triagem. A partir disso, eles são desmontados e separados mecanicamente por tipo de matéria-prima: plástico, ferro, cobre, papel e muitos outros que estão presentes nos eletroeletrônicos. Após esse processo, tudo é encaminhado para a indústria da transformação, responsável por dar nova vida à esses materiais. Como a reciclagem dos resíduos eletrônicos exige maquinários específicos (e muitas vezes caros) e pode causar problemas para o meio ambiente e a saúde do ser humano quando realizado de forma incorreta, a Green Eletron exige uma série de certificados que comprovam que a reciclagem será feita de forma correta. Por isso, ainda são poucas as instituições que conseguem fazer esse processo no Brasil. Aumentando a importância de descartar os itens em locais de coleta oficiais.
Ecoaliza: Quais são os principais produtos recebidos nos coletores e campanhas?
Green Eletron: Recebemos em novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), pilhas e todos os aparelhos elétricos ou eletrônicos de uso doméstico. Em 2020, os principais itens descartados foram pilhas, cabos e acessórios, aparelhos de áudio e vídeo (dvds, telefone, caixas de som, outros) e celulares. Veja a lista completa do que pode ser descartado aqui.
Ecoaliza: Quais são os resíduos que a Green Eletron não caracteriza como lixo eletrônico, mas que por algum motivo a população ainda acha que seja?
Green Eletron: Recebemos em nossos coletores muitas lâmpadas, termômetros de mercúrio e filmes de raio-x. Esses itens possuem um processo de reciclagem diferente dos eletroeletrônicos e, por isso, devem ser descartados em locais apropriados.
Ecoaliza: Qual é o impacto do trabalho da Green Eletron para a população e para o meio ambiente?
Green Eletron: Segundo dados de 2019 da Universidade das Nações Unidas, o Brasil é o quinto país do mundo que mais descarta aparelhos eletrônicos – tendo descartado (a maioria incorretamente) apenas naquele ano mais de 2 milhões de toneladas. O descarte incorreto dos resíduos eletrônicos não apenas representa perigo para o meio ambiente e à saúde humana, mas também significa um desperdício de matéria-prima que pode ser reintroduzida na cadeia produtiva. Como sabemos, todos os nossos recursos naturais são finitos no planeta Terra. Muitos já estão em falta. Se reciclarmos os aparelhos que não possuem mais utilidade, podemos reaproveitar os plásticos, alumínio, cobre, vidro, ferro, zinco e muitos outros presentes nos eletroeletrônicos e pilhas. Desde sua fundação, em 2016, a Green Eletron já reciclou mais de 1.205 toneladas de eletroeletrônicos e pilhas. Isso gerou impactos positivos no meio ambiente, como por exemplo a redução de emissões de gases de efeito estufa, como o CO2, diminuição da ocupação do solo, pelo fato de se extrair menos recursos da natureza e até mesmo a redução na utilização de combustíveis fósseis, que decorrem da recuperação, principalmente, de plásticos e alumínio. Para se ter uma ideia, apenas com as 330 toneladas recicladas em 2019 pela Green Eletron foi possível recuperar mais de 85 toneladas de plástico, 75 toneladas de ferro, 32 toneladas de cobre, 20 toneladas de alumínio, entre outros. O impacto disso para o planeta foi gigante! Apenas em 2019, com a reciclagem dessas 330 toneladas de eletrônicos e pilhas, foi evitado a emissão de 745 toneladas de gás carbônico (equivalentes às emissões anuais de 120 pessoas no Brasil), o uso de 12,8 mil metros cúbicos de água (equivalente ao consumo anual de 228 pessoas no Brasil) e também o consumo de 244 toneladas de Diesel. Tudo isso só foi possível por causa do descarte correto pela população dos seus eletrônicos e pilhas sem utilidade. Porém, esses números são só uma pequena fração do que o país descarta todos os dias, podemos aumentar ainda mais o impacto positivo com a colaboração e conscientização da população.
Ecoaliza: Quando falamos de lixo eletrônico, quais são as principais dificuldades e desafios que ainda existem no cenário atual do Brasil?
Green Eletron: Como esse tipo de resíduo é relativamente novo na nossa sociedade, a população no geral ainda não tem tanto conhecimento sobre o assunto, e muitos não sabem como descartá-los. Como o descarte também depende de uma iniciativa do consumidor que deve levá-lo até um Ponto de Entrega Voluntária, vemos que muitas pessoas ainda não estão dispostas a tomarem esse tipo de ação. Em questão da regularização do setor, tivemos a assinatura de um Acordo Setorial no ano de 2019, com obrigações e metas de reciclagem para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos elétricos ou eletrônicos. Com esse documento e também, a publicação do Decreto 10.240 em 2020, as empresas devem viabilizar um sistema de logística reversa em todo o Brasil, para recolher o equivalente em peso do que colocaram no mercado. Com isso, o número de PEVs deve aumentar nos próximos anos – tornando esse descarte cada vez mais acessível para toda a população.
Ecoaliza: Vocês possuem algum projeto de educação ambiental para escolas?
A Green Eletron no ano de 2019, realizou em conjunto com o movimento Greenk, uma gincana de coleta de resíduos eletrônicos em diversas escolas no estado de São Paulo. A atividade contou também com materiais para conscientização ambiental dos alunos, engajando estudantes e familiares para o descarte correto. Além disso, a Green Eletron lançou em outubro de 2020 o Movimento Eletrônico Não É Lixo, que tem o objetivo de conscientizar a população por meio de comunicações, ações e eventos sobre o tema. Inclusive, já disponibilizamos gratuitamente no site um e-book informativo sobre o tema. Outro apoio que oferecemos para professores são os vídeos educativos sobre o lixo eletrônico disponíveis também gratuitamente no nosso YouTube.
Ecoaliza: Quais são as melhorias que a Green Eletron pretende fazer nos próximos anos?
Green Eletron: Queremos chegar a 5 mil Pontos de Entrega Voluntária de eletroeletrônicos e pilhas até 2025. Atualmente são mais de 640 desse tipo em 12 estados e no DF e 6.906 exclusivos para pilhas nacionalmente.
Ecoaliza: Para fechar, podem nos explicar um pouco sobre a reciclagem de pilhas?
A reciclagem das pilhas gastas e aparelhos elétricos ou eletrônicos já é uma realidade e contribui muito para um futuro mais sustentável. No entanto, só conseguimos realizá-la com a ajuda de toda a população se interessando e descartando de forma correta. Segundo dados da Universidade das Nações Unidas, todos os anos cada brasileiro descarta cerca de 10kg desse tipo de resíduo. Convido todos a olharem em suas casas o que você tem e não utiliza mais – aquele fone de ouvido, liquidificador velho, aparelho de VHS, celulares, câmeras, etc – veja o quanto acumulamos. Faça uma reflexão e procure o PEV mais próximo de você. Para os equipamentos que ainda funcionam, tente fazer uma doação para alguém que precisa. Vamos juntos! Convidamos também que nos sigam nas páginas institucionais da Green Eletron e do Movimento Eletrônico Não É Lixo.
Encontre o PEV de eletroeletrônicos e pilhas mais próximo de você.