O Mercado Livre confirmou seus resultados no investimento que foi feito em suas frotas elétricas, que já é a maior da América Latina. O crescimento mais expressivo é observado no Brasil, onde foram inaugurados centros de abastecimento elétrico ao longo de 2022.
Esses e outros dados integram o Relatório de Impacto recém-divulgado na região, onde a companhia reúne os principais projetos e resultados sociais, ambientais e econômicos no ano passado. O documento detalha, por exemplo, que foram instalados 210 pontos de recarga para veículos elétricos no Brasil, Chile e México, a partir do investimento de US$ 800 mil.
4,6 milhões de pacotes foram entregues por meio de soluções de mobilidade sustentável na região
Atualmente, a frota de veículos elétricos do Mercado Livre totaliza 797 unidades, entre vans, veículos urbanos de carga (VUC), motocicletas e triciclos. Somente o Brasil opera 272 veículos, aumento de mais de 532% em comparação com 2020. Esse desenvolvimento só foi possível devido ao trabalho conjunto das equipes de operações da companhia com os principais atores do mercado logístico, a partir de indicadores que evidenciam que a eletrificação veicular é uma das principais formas de diminuir as emissões na cadeia logística ao manter a eficiência operacional com uma redução significativa das emissões.
O relatório mostra, ainda, que o Mercado Livre adotou outra maneira eficaz de reduzir as emissões da sua logística a partir da utilização de combustíveis de baixa emissão ou oriundos de fontes renováveis. Diante disso, investiu no desenvolvimento de uma frota de caminhões movidos a gás natural, um combustível que emite cerca de 18% menos carbono do que o diesel. No Brasil, alguns dos caminhões são abastecidos com biometano, um combustível elaborado a partir de resíduos orgânicos, que tem o potencial de reduzir as emissões em até 100% em comparação com o diesel. Atualmente, 132 caminhões utilizam gás natural no Brasil e Chile – sendo 128 somente no mercado brasileiro, crescimento de 326% em comparação com 2021.
Ao considerar que a transição para a energia renovável é uma das principais estratégias para reduzir o impacto das suas operações, o Mercado Livre tem ampliado a participação de energias limpas em sua matriz energética, firmando contratos de compra de energia renovável gerada off-site e na geração de energia solar fotovoltaica em suas operações logísticas e escritórios. Seis centros de distribuição no Brasil, um no Chile e um no México passaram a ser abastecidos com energia renovável em 2022. Ao final do ano passado, oito centros de distribuição do Mercado Livre já estavam 100% migrados para o uso de energia renovável, atingindo um total de 10 localidades entre centros e escritórios. Ao todo, 17 localidades são total ou parcialmente abastecidas com energia renovável.
“Sabemos que nossas soluções têm um efeito multiplicador único e o potencial de transformar a vida das pessoas. Temos o desafio de torná-lo realidade, com resultados concretos e tangíveis. Nosso ecossistema é o ponto de partida desse compromisso: colocamos a tecnologia a favor das comunidades onde atuamos”, ressalta Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
A estratégia e atuação do Mercado Livre para reduzir o impacto ambiental das suas operações contempla ainda as soluções baseadas na natureza, nas quais foram investidos mais de US$ 10 milhões, como o programa Regenera América, voltado à conservação e regeneração de biomas. No ano passado, esse projeto apoiou três novos projetos, restaurando mais de 150 hectares de floresta e iniciando o plantio de mais de 230 mil árvores nativas. Além disso, a partir da responsabilidade e governança corporativa, o relatório detalha os demais avanços na promoção da diversidade e inclusão, sobretudo gênero e etnias, além de projetos voltados ao consumo de impacto positivo, a partir da valorização da sociobiodiversidade, voltados ao afroempreendedorismo e inclusão financeira, esta frente impulsionada pelo Mercado Pago, o bando digital do grupo Mercado Livre.
O Relatório de Impacto do Mercado Livre foi elaborado conforme os novos padrões da Global Reporting Initiative (GRI) 2021, as diretrizes do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), para o setor de comércio eletrônico, e o Marco Internacional de Reporte Integrado, que consolida a informação financeira presente no relatório. Realizado sob os mais altos padrões internacionais, seu conteúdo foi definido a partir da opinião dos grupos de interesse da empresa, definidos por meio de uma pesquisa de materialidade da qual participaram mais de 62 mil pessoas, dentre usuários, equipes de trabalho do Mercado Livre, fornecedores, organizações da sociedade civil e representantes dos setores público e privado de toda a América Latina.