O Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E chegou ao Brasil, com o E-Prix inaugural de São Paulo. Preparado para ser mais uma pista rápida que mostra o aumento de potência do carro Gen3, o circuito de 14 voltas e 2,96 km percorre o Sambódromo e ruas do Anhembi, na capital paulista. Os carros largam de uma reta principal geralmente reservada para o desfile de carros alegóricos, antes de seguir por duas retas adicionais e uma combinação de chicanes complicadas e curvas fechadas.
É mais que apropriado que a ABB, parceira oficial para o fornecimento da infraestrutura de carregamento da série, participe desta demonstração do futuro da mobilidade elétrica no Brasil. A ABB foi apontada entre as 100 empresas mais influentes em mobilidade no país em 2021, segundo pesquisa promovida pela Connected Smart Cities e O Estado de S. Paulo.
Os negócios de mobilidade elétrica da ABB têm crescido ano após ano no Brasil, impulsionados pelo aumento da adoção de frotas de veículos elétricos, incluindo frotas last mile, com veículos como caminhões elétricos, vans e vans de entrega. Outros projetos que contribuíram para esse crescimento incluem a colaboração da ABB com a empresa de energia EDP Smart e a fabricante automotiva Audi, que teve carregadores ABB DC Wallbox instalados em concessionárias em todo o país.
O setor de mobilidade elétrica é uma prioridade entre as empresas com políticas ambientais firmes, dado o potencial impacto da adoção de frotas de veículos eletrificados no cumprimento das metas de redução de CO2. Essa aceitação na adoção de VEs se reflete no aumento de 47% nas vendas de veículos eletrificados nos primeiros dois meses de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Isso é fundamental para reduzir as emissões em megacidades como São Paulo.
Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB Brasil, disse: “O Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E realizado aqui no Brasil, onde a paixão pelo automobilismo é grande, é uma oportunidade para educar um grande número de pessoas sobre os benefícios da eficiência energética e outras formas sustentáveis de transporte. A ABB atua no Brasil há mais de 110 anos para impulsionar o progresso sustentável e, para nós, este é mais um passo positivo na jornada para permitir uma mudança real.”
Eficiência energética
A gestão e a eficiência energética são fatores centrais não apenas para o esporte, mas também para as soluções da ABB implementadas em uma série de projetos em todo o Brasil para melhorar a sustentabilidade. Um desses projetos é com a Saneago, empresa de saneamento que atua no estado de Goiás, onde a ABB está modernizando os sistemas de acionamento de motores e eletrobombas. A ABB forneceu uma solução digital composta por sensores inteligentes, que trabalham em conjunto com 15 motores elétricos e inversores de frequência para controlar a velocidade e otimizar o consumo de energia, permitindo uma economia de mais de 6.000 MWh por ano.
O foco da ABB no Brasil vai além da economia de energia, para garantir que mais da energia utilizada seja renovável. A empresa anunciou recentemente que assinou um memorando de entendimento com o governo do estado do Ceará para desenvolver um pólo para a produção de hidrogênio verde no estado. O acordo visa realizar estudos de viabilidade com empresas locais para avaliar a possibilidade de desenvolver projetos nessa área e posicionar o país como produtor, exportador e distribuidor em escala global. O Brasil é um dos países que mais produz energia renovável no mundo.
Após a corrida em São Paulo, a série seguirá para Berlim, para um fim de semana de corrida dupla nos dias 22 e 23 de abril. O calendário da 9ª temporada apresenta 16 corridas em 11 cidades pelo mundo.