Startup acaba de mergulhar no mercado brasileiro e busca unir jogadores, fãs e entusiastas do basquete fazendo a ponte entre o mundo físico e digital. Após Portugal e Espanha, Brasil passa a ser um território da Hoopers em uma grande aposta estratégica
Fundada em 2020, a Hoopers é uma startup portuguesa, referência para a comunidade de basquete, que conecta fãs e entusiastas do esporte.
Além de realizar vários projetos de revitalização de quadras, lançar coleções e colaborações de produtos com a comunidade, ela também é reconhecida como um dos melhores produtores de conteúdos esportivos em Portugal. Agora a empresa dá mais um passo na expansão internacional com a entrada no Brasil, após de marcar presença também no mercado espanhol.
“O mercado brasileiro é estratégico para nós. Aqui encontramos a indústria do basquete vivendo uma fase de desenvolvimento e expansão únicos, com um crescimento da base de fãs que é um case a nível mundial. Queremos nos conectar com pessoas, com todos os projetos já existentes e com comunidades locais para continuar a transformar o jogo e a melhorar as relações e experiências de todos aqueles que gostam deste jogo tanto como nós”, afirma André Costa, fundador e CEO da Hoopers.
A estreia da Hoopers no Brasil acontecerá no coração da cidade de São Paulo, com dois projetos de revitalização de quadras de basquete. O primeiro espaço foi inaugurado foi na sexta-feira (2), no Parque Villa-Lobos, com um projeto de revitalização esportiva e artística da quadra de basquete 5×5, realizado em parceria com a NBA Brasil, com assinatura do artista urbano Neto78. A próxima ação será realizada no Vale do Anhangabaú, com a implantação de uma quadra de basquete em contexto urbano, num espaço histórico e icônico da cidade em parceria com a WTorre Entretenimento.
“Vivemos um momento extremamente importante para a NBA aqui no Brasil, com mais de 46 milhões de brasileiros declarados fãs da liga no país. Temos uma parceria estratégica com a Hoopers, que nasce a partir da nossa parceria com o Arena Hub, e estamos muito contentes de saber que uma startup portuguesa aterrissa em território nacional trazendo essa expertise para conseguir realizar as reformas de quadra, mas principalmente ter este senso de comunidade e trazer conversas para dentro deste espaço por meio do esporte. É a primeira de muitas que faremos aqui no Brasil”, afirma Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.
Os eventos marcam também o lançamento oficial do aplicativo da Hoopers (já disponível em iOS e Android), que permite aos membros da comunidade mapear, descobrir quadras e se conectarem com outros jogadores. Em breve, serão lançadas novas funcionalidades que irão permitir o agendamento de jogos entre amigos, a participação em eventos da comunidade e o acesso a conteúdos e produtos exclusivos, entre outras novidades que estão no roadmap tecnológico da startup.
“As pessoas continuam com dificuldades para descobrir espaços para jogar basquete, mas, sobretudo, em se conectar. A marcação de um local privado ainda é feita por telefone e o conteúdo continua disperso por múltiplas plataformas, exigindo muito tempo e esforço. Nós trabalhamos nesta ponte entre o físico e o digital, sendo precisamente aí que vemos espaço para oferecer valor e melhorar a experiência da comunidade com a nossa plataforma”, comenta André Costa.
A Hoopers faz parte do Arena Hub, o maior hub de esportes e entretenimento da América Latina, localizado no Allianz Parque. A startup recebeu investimento de capital de risco da Sport Horizon Holding, fundo de investimento europeu especializado na indústria de SportsTech, pela Portugal Ventures, o maior operador de Venture Capital português, e de investidores anjo.