O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, é uma data para reconhecer e valorizar o trabalho de milhões de brasileiros que dedicam seu tempo e talento a causas sociais. O voluntariado é um pilar essencial na construção de uma sociedade mais forte e equitativa, fortalecendo a cidadania e a solidariedade. Ele é uma via de mão dupla: enquanto o voluntário ajuda a transformar a realidade de outras pessoas, ele também se transforma, adquirindo novas habilidades, expandindo sua rede de contatos e fortalecendo seu senso de propósito.
O voluntariado vai muito além do assistencialismo, atuando na raiz dos problemas sociais e promovendo mudanças significativas a longo prazo. Ele pode se manifestar de diversas formas, desde a doação de tempo em ONGs, a participação em projetos ambientais, o apoio a comunidades em vulnerabilidade, até mesmo a simples ajuda a um vizinho. No dia a dia, cada pequena ação faz a diferença e inspira outros a fazer o bem. Seja qual for a sua paixão ou talento, o voluntariado é uma oportunidade para exercer a empatia, agir e construir um futuro melhor para todos. A seguir, conheça alguns projetos realizados por algumas empresas.
Quem está fazendo a diferença?
- Grupo Amil: Ciente da sua responsabilidade social, entre 2023 e 2024 o Grupo Amil promoveu 17 ações voluntárias com a participação de mais de 800 colaboradores, somando mais de duas mil horas doadas e beneficiando diretamente mais de 1.900 pessoas. Este ano, a empresa segue atuando para promover ações consistentes e transformadoras. Como membro do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) desde 2013, a companhia mantém um calendário de iniciativas que unem colaboradores em torno de campanhas de arrecadação, doação e vivências solidárias.
- Fundação Decathlon: Anualmente, é montada uma agenda esportiva que engloba atividades físicas e recreação, que movimenta e transforma não só o dia, mas a trajetória de vida de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência intelectual e múltipla, síndromes e Transtornos do Espectro Autista (TEA), além de adultos e idosos, reforçando a inclusão e diversidade. A programação varia de acordo com a região, com atividades como tiro com arco, futebol, basquete, tênis de mesa, badminton, vôlei, e muitas outras.
-
Instituto Aupaba: No Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, o Instituto Aupaba, a primeira organização não governamental sem fins de lucro brasileira dedicada exclusivamente a projetos de regeneração territorial para o turismo, anuncia a abertura do processo de recrutamento de voluntários. A data marca não apenas uma homenagem a todos que dedicam parte do seu tempo em benefício do coletivo, mas também simboliza o início de uma nova oportunidade de participação ativa em iniciativas sociais, ambientais e turísticas sustentáveis.
-
Instituto Sabin: lançou um edital interno para financiar 25 iniciativas indicadas pelos colaboradores, com o aporte de R$ 500 para cada, dentro da programação do Mês do Voluntariado. Esta é uma das diversas iniciativas do Grupo que coloca a filantropia no centro da cultura corporativa, tanto como ferramenta para promover o bem-estar do próximo quanto para desenvolvimento dos próprios funcionários.
- Make-A-Wish: o voluntariado é uma frente essencial para a Make-A-Wish. Presente em 50 países, a organização já realizou mais de 615 mil sonhos desde a década de 1980 e, para transformar tantos pedidos em realidade, mais de 32 mil voluntários já contribuíram para a sua missão. Assim, o voluntariado funciona como um coração: acompanha toda a jornada dos sonhos, proporcionando momentos de esperança, força e alegria para cada criança e sua família, desde a sua chegada à ONG até a realização de seu sonho maior.
- Iguá: em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, a Iguá, em parceria com o Instituto Syn, promoveu a entrega dos banheiros reformados da ONG Nóiz, na Cidade de Deus. A ação mobiliza cerca de 15 voluntários e beneficia diretamente mais de 250 crianças e aproximadamente 400 famílias atendidas pela instituição.