Nos últimos anos, temos visto o tema “aquecimento global” e “mudanças climáticas” ganhando cada vez mais espaço na mídia, nas empresas, entre a sociedade civil e especialistas. E não poderia ser diferente: segundo a ONU Meio Ambiente, a humanidade precisa reduzir as suas emissões de carbono até 2030, para que o aumento de temperatura média do planeta fique entre 1,5°C e 2°C, que é o limite considerado seguro pelos cientistas. Diante desse cenário de urgência, na tentativa de realmente conseguirmos neutralizar ou reduzir as emissões de carbono causadas pela ação do homem, o papel das grandes indústrias na busca para a desaceleração e, até mesmo, recuperação desses impactos também tem sido debatido e, até mesmo, exigido.
Muitas empresas começaram a olhar para a agenda ESG com mais atenção e, então, estão avançando verdadeiramente com as iniciativas que poderão de fato contribuir com o que foi estipulado pela ONU dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que engloba iniciativas em diversas frentes sociais e ambientais, e com o Acordo de Paris, dedicado especificamente às iniciativas de mudança climática. Uma das companhias que vêm liderando e se engajando com essa agenda é o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País. A companhia tem investido em diversas soluções com o objetivo de ampliar seus impactos positivos no Brasil. A marca foi a primeira grande cervejaria a anunciar o compromisso de neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor mundialmente, com ações que se estendem desde a produção do malte e lúpulo utilizado em suas cervejas, passando pela produção e operações logísticas até aos pontos de venda e consumidor final.
“Para promover a sustentabilidade de nossos negócios e da sociedade, devemos trabalhar ativamente para conservar os recursos naturais e minimizar nosso impacto no meio ambiente. Um dos nossos principais valores é o cuidado com as pessoas e com o planeta, então todas as nossas decisões precisam ser guiadas dessa maneira. Pensando nisso, reconhecemos a nossa responsabilidade e o nosso papel atuante na solução deste desafio e traçamos metas ambiciosas para acelerar toda a agenda ESG, olhando atentamente para a nossa cadeia de ponta a ponta”, comenta Ornella Vilardo, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
Para atingir a meta de neutralização de carbono, a companhia desenhou diversas submetas relacionadas à cada área da cadeia. Uma delas é a de zerar a emissão de carbono da produção, a qual deverá ser atingida já em 2023 (7 anos antes da meta estipulada globalmente pela empresa). “A neutralização de carbono significa que, para as áreas nas quais ainda não é possível não haver emissão nenhuma, nós iremos compensar essa emissão por meio de ações de restauração florestal, conservação de florestas e plantio de árvores, de forma que a emissão se torne neutra, ou seja, a mesma quantidade de carbono que emitirmos, iremos ‘retirar’ do ambiente. Já na nossa produção zeraremos as emissões utilizando, principalmente, fontes de energia renovável térmica e elétrica em todas as nossas unidades produtivas e Centros de Distribuição”, explica ela.
Um dos exemplos do uso de energia renovável por parte do Grupo HEINEKEN são as caldeiras de biomassa. Esse é só um pedaço de uma jornada global, que foi desenhada pela companhia com o objetivo de levar a sustentabilidade para além das operações que acontecem dentro das fábricas. Aqui no Brasil, por meio da marca Heineken®, a companhia está facilitando o acesso à energia renovável para bares, restaurantes e até consumidores, engajando também esses públicos na busca pela redução dos impactos ambientais e climáticos dos seus produtos.
Dentro dessa agenda, as embalagens também não poderiam ficar de fora. Reduzir o uso de plástico e aumentar a reciclabilidade e retornabilidade das garrafas de vidro são também um foco da cervejaria, tanto no chamado ON Trade (onde o produto é compra e consumido no local – bares, restaurantes, baladas, festivais etc.) quanto no OFF Trade (quando o consumidor compra ali, mas consome em outro lugar – supermercados, mercearias etc.). “O Brasil é um país com dimensões enormes e, portanto, a logística reversa apresenta diversos desafios, para os quais estamos compromissados a buscar soluções. Nós estamos reduzindo a quantidade de plástico do nosso portfólio, que é utilizado, principalmente, entre os nossos produtos não alcoólicos. Para o vidro, que é o mais utilizado por nós, mas também o mais complexo dos materiais por conta do peso, concentração de vidraçarias em apenas algumas regiões do Brasil e risco que ele apresenta no manuseio por ser um material cortante, nós estamos trabalhando em diversas frentes, por meio de parcerias em projetos estruturantes para estruturação da cadeia de reciclagem, iniciativas de conscientização, e engajamento dos consumidores, participação em grandes projetos já consolidados e em estudos para identificar novas formas de tornar tudo isso possível”, conta a Gerente.
As metas para a neutralização de carbono do Grupo HEINEKEN:
- Carbono zero na produção até 2023
- Caldeira de biomassa nas cervejarias – fonte energética que deriva de cavaco de madeira com origem de reflorestamento certificado.
- Produção de SOL com energia solar – A cerveja SOL, marca premium do Grupo HEINEKEN, desde novembro de 2020 utiliza energia de fonte solar em sua produção no Brasil.
- Produção de Heineken® com energia renovável – Desde dezembro de 2020, utiliza energia 100% renovável nas unidades de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP) e Ponta Grossa (PR).
- Consumo de energia elétrica renovável nos Centros de Distribuição
- Uso de veículos elétricos, como caminhões e empilhadeiras e eficiência no transporte de cargas.
- Geração distribuída de energia renovável a bares, restaurantes e consumidores
Liderado pela marca Heineken®, o projeto está levando energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras, até 2030, e já está sendo oferecido também aos consumidores finais. Tudo isso de forma gratuita, para aumentar a adesão e garantir a ampliação do projeto.
- 100% de circularidade das embalagens no ON Trade até 2025 e do plástico no ON e OFF
- Retirada de garrafas PET acima de 1L do portfólio – em uma iniciativa ousada, o Grupo retirou do seu portfólio as embalagens de garrafas PET de 1 e 2 litros das marcas Itubaína, FYs, Skinka e Viva Schin e as PETs de 1,5 litro das marcas Skinka e Água Schin.
- Volte Sempre – a ação foi iniciada na cidade de São Paulo e também já foi realizada em Belo Horizonte (MG). É uma das iniciativas que estimula a reciclagem de vidro junto aos consumidores com máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os usuários, garantindo a circularidade completa do vidro. É feito em parceria com o Hub Incríveis e a startup 4R Glass. Para a etapa em Minas Gerais, a Owens Illinois também passou a fazer parte da ação.
- Programa S0+MA Vantagens – essa ação une a preocupação ambiental com a social, permitindo o acúmulo de pontos a cada material reciclável entregue pelos participantes, os quais podem ser trocados por produtos essenciais (higiene e alimentação, por exemplo) ou cursos profissionalizantes, impulsionando o desenvolvimento da comunidade.
- Hub Incríveis – essa rede de inovação criativa surgiu em 2019 com o objetivo de reinventar o uso de embalagens. O Grupo HEINEKEN contribuiu desde o início para a sua concepção, sendo o primeiro patrocinador da rede. Atualmente, o Hub junto ao Grupo HEINEKEN, Klabin e a ViraSer, está trabalhando no projeto TC100, que visa tornar a cidade de Telêmaco Borba (PR) um case de município 100% circular.
- Projeto Noronha Plástico Zero – em parceria com as empresas Menos 1 Lixo e Iönica, essa iniciativa teve como objetivo a instalação de um Centro de Engajamento, a formação de líderes multiplicadores, a entrega de kit de materiais reutilizáveis aos moradores e turistas e a melhoria de todo o sistema de coleta e beneficiamento do vidro consumido e descartado na ilha de Fernando de Noronha, mudando a realidade do arquipélago e contribuindo para a manutenção desse, que é um dos pontos mais turísticos do Brasil.
- Glass is Good – a companhia participa do programa de logística reversa de vidro, que é liderada pela Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE. A ação já encaminhou mais de 198 milhões de garrafas para reciclagem desde 2010.
- Compra de malte sustentável
O Grupo fará a compra de malte de origem brasileira, com certificação FSA/SAI, por meio do Programa de Avaliação de Sustentabilidade Agrícola, uma das principais iniciativas globais de agricultura sustentável para a cadeia de alimentos e bebidas.
- Água – metas
- Balanço hídrico em cervejarias próximas à regiões com estresse hídrico – principal ingrediente da cerveja, o cuidado com a água também não podia faltar dos planos. O Grupo HEINEKEN irá retornar 1,5 vez o volume produzido por suas cervejarias para a bacia hidrográfica nas regiões onde há estresse hídrico.
- Já para as demais localidades, a meta é reduzir o consumo médio de água para 2,6 hectolitros (1 hectolitro representa 100 litros) a cada hectolitro de cerveja produzido, em áreas com escassez de água até 2030 e em cervejarias sem estresse para 2,9 hl / hl até 2025.