Além de colaborar para um mundo mais sustentável, as redes ainda atraem consumidores mais exigentes e engajados
À medida que o mundo avança rumo a uma economia mais verde, muitas empresas passam a adotar práticas mais sustentáveis frente às novas mudanças no mercado mundial. As iniciativas, que visam a redução dos impactos ambientais por meio de práticas de rendimento e otimização do ciclo de vida do produto, também estão correlacionadas às novas exigências do consumidor que é atraído por negócios que tenham responsabilidade ambiental, bem como potenciais empreendedores que estão de olho em novas oportunidades de negócio. Pensando nisso, elencamos 10 redes que possuem iniciativas voltadas para este “mercado verde”, confira:
O Açougue Vegano, rede de franquias veganas genuinamente brasileira criada com a proposta de atender ao público que foca neste estilo de vida, optou pela utilização das embalagens de papelão para diminuir os danos causados ao meio ambiente. Além de serem biodegradáveis e com alta taxa de reciclagem, são resistentes e de fácil transporte, o que previne vazamentos, diminuindo o desperdício.
Para incentivar hábitos sustentáveis, a Mais1 Café, franquia de cafeterias cujas operações se baseiam no conceito “to go”, faz o uso de copos reutilizáveis em todas as unidades para que seus clientes possam reaproveitar levando-os na próxima compra sem a necessidade de descarte. Ainda, como uma forma de incentivo para os consumidores adquirirem o hábito, é oferecido um desconto de R$ 1 cada vez que for enchê-lo o copo.
A Sestini, uma das principais empresas no segmento de malas, mochilas e acessórios do país, une sustentabilidade, estilo e funcionalidade na mochila Magic Eco. Por meio de um sistema têxtil de regeneração de recursos, a fabricação é feita com o tecido RPET (PET reciclado), que são fios desenvolvidos a partir das garrafas plásticas de refrigerantes retiradas do meio ambiente. Produzida com poliéster 100% reciclado, são utilizadas aproximadamente 12 garrafas PET de 500ml para produzir cada mochila. Ao reutilizar o material, a empresa colabora para a redução no consumo de água, energia, matérias-primas derivadas do petróleo e na quantidade de lixo gerado. Além de sustentável, o modelo possui características exclusivas da Sestini Magic como bolso com tira-cartão na alça para rápido acesso, organizador de fone de ouvido, bolso escondido nas costas, além de zíper com trava especial antifurto ideal para manter os pertences em segurança.
Os clientes da rede de lavanderias self-service, a Lavô, não imaginam que os contêineres em que funcionam algumas unidades já podem ter viajado mundo afora. Isso porque as lojas são construídas em contêineres reciclados, reaproveitando toneladas de material. A sustentabilidade também é destaque na hora de lavar e secar: os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, enquanto a máquina doméstica precisa de 9 watts em média. O consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto que, em casa, este gasto pode chegar a 190 L. A economia de recursos naturais se reflete no bolso do consumidor, que lava ou seca cerca de 10 quilos de roupa a partir de R$ 14.
A PremiaPão, rede especializada em publicidade em saco de pão, tem uma parceria com a ONG Iniciativa Verde através do projeto Amigos da Floresta. A cada tiragem mensal, é plantada uma árvore em uma área reservada pela ONG. Em seis anos de parceria, a franquia já plantou mais de 900 árvores. Além disso, os franqueados também ganham em seu kit franquia canetas de papelão, ecobags de algodão crú para que eles também possam assumir a mesma cultura sustentável estabelecida pelo corporativo.
Todos os produtos utilizados pela Sofá Novo de Novo, rede especializada em higienização e impermeabilização de estofados, são à base de água e não afetam nem seres humanos e nem animais. Além disso, todas as embalagens são recicláveis e biodegradáveis.
A Anjos Colchões & Sofás, rede de franquias especializada em colchões e estofados, adotou o processo de reutilização dos retalhos de panos para criar um manto protetor que envolve a região das molas. Além do benefício com o meio ambiente, com uma destinação mais coerente desse excedente que é um dos mais agressivos ao meio ambiente, a Anjos possibilitou também garantir uma sobrevida maior ao produto por proteger uma área sensível do colchão.
As maquiagens e produtos da Yes! Cosmetics mostram que é possível ser sustentável e acessível. Jovens, coloridas e veganas, as linhas da marca contam com itens veganos e não testados em animais. Hoje, dos 160 itens no portfólio, mais de 93% são veganos, com expectativa de alcançar 100% até o fim do ano. A empresa trabalha com matéria-prima rastreável e o uso de papel proveniente de florestas de manejo sustentável nas embalagens. A preocupação com o meio ambiente não para por aí e a rede disponibiliza nas lojas o #yesrecicla para o descarte de recicláveis da própria marca e de outras empresas também.
A CleanNew, rede especializada em higienização e blindagem de estofados, desenvolveu uma tecnologia que aumenta em até três vezes a durabilidade do tecido: a blindagem, que envolve a fibra do estofado, protegendo e fornecendo maior durabilidade ao sofá, evitando lavagem desnecessária e gerando uma economia de cerca de um bilhão de litros de água, o que daria para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes durante um ano. Além disso, todos os produtos são biodegradáveis, as embalagens recicláveis e a franquia está investindo em energia renovável, como placas solares por exemplo.