Empreendimento é um dos quatro hotéis nacionais que detém o selo LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental – certificação americana para prédios sustentáveis
O JW Marriott Hotel São Paulo é o primeiro empreendimento de luxo da Marriott International na capital paulista. O hotel se tornou referência no setor por conseguir oferecer aos seus hóspedes conforto, luxo e sofisticação e ainda cumprir rigorosamente a agenda ESG.
O estabelecimento possui o certificado com o selo LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental – certificação americana para prédios sustentáveis), uma das mais importantes tanto para o setor da engenharia e arquitetura, quanto para o setor hoteleiro. E no Brasil, apenas quatro hotéis possuem esta certificação.
Sivanildo Gomes, Diretor de Engenharia do JW Marriott São Paulo, relembra que começou a trabalhar no hotel quando o edifício ainda estava em obras. E que projeto foi criado para que tivesse todas as condições de receber a certificação LEED depois de concluído. Apenas de as obras terem começado entre 2012 e 2013, a inauguração só aconteceu em outubro de 2018.
Diferencias sustentáveis JW Marriott São Paulo
Com 86 painéis solares instalados em suas dependências, seu sistema de aquecimento de água reduz a dependência de fontes de energia convencionais e diminui as emissões de gases de efeito estufa. Utiliza-se também água de reuso para abastecer as bacias sanitárias.
A prática ajuda a reduz cerca de 15% do consumo de água potável e ainda contribui para a conservação dos recursos hídricos, explica Sivanildo Gomes. Torneiras, sanitários e chuveiros também possuem redutores de vazão, contribuindo assim para a economia de água.
Todos os equipamentos do hotel possuem variadores de frequência, que ajustam o consumo de energia de acordo com a demanda. As lâmpadas nas áreas sociais são de LED, uma tecnologia conhecida por seu baixo consumo de energia e longa vida útil. Isso contribui para a redução do consumo energético e para a diminuição da emissão de gases poluentes.
Nos quartos, sensores de presença ajustam automaticamente o uso de energia quando os hóspedes estão ausentes. Além disso, aproximadamente 90% dos ambientes do hotel possui iluminação natural.
Política Lixo Zero
A coleta seletiva do hotel é interligada por tubulações subterrâneas, o que garante a separação e destinação adequada dos resíduos recicláveis e orgânicos, contribuindo para a redução do volume de dejetos enviados aos aterros sanitários, além de 70% menos de viagens de caminhões, diminuindo a emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, boa parte dos amenities disponíveis oferecidos aos hóspedes não estão em frascos plásticos de uso único.
Por fim, Sivanildo explica que atualmente o hotel possui um custo médio com as contas mensais que somam quase 500 mil reais. Entretanto, se todas as tecnologias que foram desenvolvidas especialmente para o projeto não fossem implementadas esse valor final chegaria a 1 milhão de reais. O diretor também explica que por mais que todas as tecnologias já estejam a todo vapor, diariamente novos investimentos são realizados para que se possa reduzir os impactos das operações sem comprometer as experiências dos hóspedes.