Reafirmando seu compromisso com inovação e sustentabilidade, a Coca-Cola dá mais um passo decisivo em ESG como agente da transformação na edição de 40 anos de história do Rock in Rio. A marca proporcionou ao público uma experiência inédita na plataforma de música Coke Studio, com o espaço 100% suportado por soluções de energia limpa por meio da combinação de tecnologias energéticas de última geração, denominada Green Power One.
Através de sistema inovador de distribuição de energia limpa, foi combinando o fornecimento de eletricidade com Certificação I-REC (International Renewable Energy Certificate), um gerador movido a 100% biodiesel e o armazenamento de energia em uma inovadora bateria de lítio 250 kV, solução poucas vezes utilizada no Brasil e mais um investimento exclusivo do Coke Studio no festival, assegurando uma jornada energética sustentável.
Além disso, o Coke Studio contou com uma pista de dança cinética que transformava o movimentos dança dos participantes em energia. A Ecopista foi executada com o apoio da Neoenergia, e reflete a jornada e o compromisso de Coca-Cola Brasil para promover práticas cada vez mais sustentáveis em grandes eventos e ampliar a consciência socioambiental do público.
”Nosso compromisso com a agenda ESG inclui investir em novas soluções tecnológicas e em democratizar o tema para o consumidor. Ao unir a expertise dos parceiros ao objetivo de Coca-Cola de inspirar e liderar pelo exemplo, estamos alinhados ao nosso propósito maior de fazer a diferença nas comunidades. No Rock in Rio, fizemos isso de forma lúdica, agregando consciência ambiental junto ao público e materializando soluções como a EcoPista, a Certificação I-REC e tantas outras que nos ajudam a vislumbrar um futuro mais sustentável”, afirma Katielle Haffner, Diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.
Líder no apoio a festivais musicais no Brasil, entre as empresas do setor elétrico, a Neoenergia chegou ao Rock in Rio 2024 para conscientizar o público sobre a importância da descarbonização. A companhia uniu esforços com a Coca-Cola para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade em um ambiente descontraído onde a música e as soluções em energia limpa são destaques.
“Protagonista da transição energética no país, a Neoenergia segue desempenhando um papel ativo na descarbonização da economia com soluções sustentáveis que utilizam fontes de origem renováveis. A parceria com a Coca-Cola, no Rock in Rio, celebra o encontro de duas marcas líderes para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução das emissões de carbono. A música sempre foi uma ferramenta de transformação social que, agora, está impulsionando a sustentabilidade no planeta”, afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.
Gestão de resíduos e economia circular
Além da EcoPista, a Coca-Cola segue comprometida com a gestão de resíduos do festival e com a circularidade das embalagens. Em parceria com Heineken e Red Bull, pela primeira vez foi realizada uma operação de copos reutilizáveis, incentivando o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos. Os fãs também foram beneficiados pela parceria, já que receberam um desconto ao realizarem a segunda compra de uma mesma bebida.
Para amplificar a economia circular no evento, também aconteceu a troca de pontos em que os participantes poderam converter resíduos em brindes, com uma dinâmica de gamificação. Ao final do festival, os resíduos foram coletados por cooperativas de catadores da Ancat (Associação Nacional dos Catadores) e CocaCola fará a compra do material.
Parceiras de longa data, Coca-Cola Brasil e ANCAT criaram em 2017, com o apoio de outras empresas do setor, o Reciclar Pelo Brasil, que hoje é o maior programa privado de reciclagem do país. Trata-se de uma plataforma que atua com assessoramento técnico e investimentos diretos nas cooperativas selecionadas visando a qualificação da atividade de reciclagem e o desenvolvimento econômico desses empreendimentos. Com a ANCAT, Coca-Cola Brasil já apoiou mais de 460 cooperativas e associações de catadores em 135 cidades de todos os estados do país.