A economia circular, que mobiliza empresas e consumidores pela natureza, já é parte consolidada da estratégia de descarbonização da Vivo. Somente em 2024, o Vivo Recicle recolheu 37 toneladas de resíduos eletrônicos junto aos consumidores, um crescimento de 208%, frente às 12,1 toneladas do ano anterior, resultado de campanhas com clientes, colaboradores e estudantes de escolas beneficiadas por iniciativas da Fundação Telefônica Vivo. Um avanço importante rumo ao desafio estabelecido pela empresa, que é sair de 150 toneladas coletadas por meio do programa, no acumulado entre 2006 e 2023, e chegar a 375 toneladas, até 2035.
“Utilizamos o nosso negócio, voltado à tecnologia, para ajudar a sociedade a repensar o modo como consome e descarta seus resíduos eletrônicos e estimular o reuso e a destinação adequada de produtos como celulares, cabos, fones e baterias” revela a diretora de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. Tudo o que é descartado por meio do programa torna-se matéria prima e retorna para a indústria. “Isso não só evita o descarte inadequado dos resíduos no meio ambiente, como também diminui a extração de recursos naturais finitos em nosso planeta”, destaca a executiva.
A empresa oferece aos consumidores mais de 1,8 mil pontos de coleta em suas lojas por todo o Brasil. A iniciativa soma-se a outras medidas da Vivo pela circularidade, como a recuperação de modens e decodificadores, equipamentos instalados em comodato na casa dos clientes. Só em 2024, cerca de 1,2 milhão destes aparelhos foram recondicionados e voltaram para a casa dos clientes em perfeitas condições de uso. O que não pode ser recuperado também é destinado para a reciclagem.
Como descartar resíduos eletrônicos?
A Vivo, comprometida com a sustentabilidade e o meio ambiente, oferece aos clientes a opção de descartar corretamente resíduos eletrônicos em suas lojas físicas. Por meio do programa de logística reversa Vivo Recicle, a empresa recolhe dispositivos como
- celulares
- tablets
- carregadores
- baterias
- fones de ouvido
- entre outros pequenos eletroeletrônicos que não são mais utilizados.
Essa iniciativa visa evitar que esses materiais, que contêm substâncias potencialmente tóxicas, sejam descartados em lixo comum ou contaminem o solo e a água. Para realizar o descarte, basta levar os resíduos eletrônicos a qualquer loja Vivo participante do programa.
Antes de ir até a loja, acesse site para realizar o agendamento. Agende aqui. Os itens não precisam estar em funcionamento, mas é importante que estejam intactos, sem vazamentos ou danos graves. Na loja, os colaboradores orientarão sobre o processo, que é gratuito e rápido, contribuindo para a economia circular e a reutilização de componentes.
Ao participar dessa ação, você ajuda a reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico e apoia a reciclagem de materiais como metais, plásticos e vidro, que podem ser reinseridos na cadeia produtiva. A Vivo, em parceria com empresas especializadas, garante que os resíduos tenham destinação ambientalmente adequada, seguindo normas técnicas e legais. Portanto, ao limpar suas gavetas, lembre-se: descartar na loja Vivo é simples, responsável e um passo importante para um futuro mais sustentável.