Quantas vezes você precisou viajar de avião em 2022? E quantas vezes você gerou lixo desnecessário durante o serviço de bordo? Tempo para pensar!
Essa, infelizmente ainda é uma atitude muito comum na rotina de quem viaja muito. Entretanto, não podemos esquecer que a culpa deve ser compartilhada. Na tentativa de oferecer sem o melhor serviço, as cias áreas acabam se esquecendo do básico: a sustentabilidade.
A boa notícia é que já existem empresas querendo fazer a diferença. O Grupo LATAM, encerra 2022 em sua jornada sustentável. A cia área reduziu em 77% o plástico de uso único durante o serviço de bordo.
O plástico foi substituição por talheres de fibra de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens de papel kraft e copos de polipapel na cabine Economy. Essa medida eliminou mais de 1.200 toneladas de plástico de uso único durante os voos internacionais.
Além disso, em parceria com a eureciclo, realizou a compensação ambiental de 92 toneladas de resíduos gerados pela companhia a bordo de seus voos com origem e/ou destino a 12 aeroportos brasileiros sem serviço de coleta seletiva. Para efeito de comparação, esse volume de resíduos seria capaz de encher quase duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.
Em paralelo, a LATAM conseguiu reutilizar em 2022 no Brasil cerca de 30 toneladas de uniformes usados por meio de parcerias de upcycling (reutilização criativa) e geração de renda para as costureiras do negócio de impacto Revoada e do projeto Costurando Sonhos Brasil.
Todas essas ações estão conectadas com o pilar de Economia Circular do grupo LATAM, que tem como meta eliminar todos os plásticos de uso único de seus voos até 2023 e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.