A nova coleção de joias Refloreste-se da Julio Okubo, traz a Amazônia como tema central do lançamento. Com olhar sensível para a preservação da natureza, todas as peças valorizam a grandiosidade da maior floresta equatorial do mundo.
A nova campanha da Julio Okubo tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente. A metáfora “reflorestar-se” sugere uma transformação interna em que além de cuidar da natureza é necessário cuidar de si mesmo. Esse conceito busca despertar a conscientização, inspirando as pessoas a se conectarem com as próprias ações e, consequentemente, com o planeta.
Maurício Okubo, CEO da Julio Okubo, essa campanha representa um sonho antigo dele e da família Okubo, que agora vira realidade, reforçando os laços familiares e o significado especial que o lugar tem para eles.
Valorizando os povos originários
Para compor a campanha, a Julio Okubo selecionou três modelos de diferentes etnias, que refletem a pluralidade da marca e da floresta. Entre elas, está a indígena Kim Puremuna em uma homenagem à Amazônia, onde o ensaio de fotos foi realizado.
“A presença de Kim, com as demais modelos, foi fundamental para capturar a essência do momento. Sua conexão com o local trouxe autenticidade e reforça a importância da preservação cultural e ambiental em cada joia”, comenta Maurício Okubo.
Sobre as joias
A coleção conta com mais de 40 joias, parte confeccionadas em maçaranduba – madeira de manejo sustentável fornecida por uma comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, na Amazônia. O material é extraído sob os rígidos padrões locais, técnicas que respeitam o tempo da floresta e suas peculiaridades. Os lançamentos contam também com gemas preciosas como:
- safiras
- esmeraldas
- diamantes
- topázios
- turmalinas
- pérola dourada
A coleção Refloreste-se reflete a rica simbologia da Amazônia, e as joias capturam sua presença ancestral e o papel fundamental de suas raízes, que sustentam o ecossistema. O uso de madeira de manejo sustentável valoriza os recursos naturais das peças.
“A Amazônia é uma fonte inesgotável de inspiração, não só pela beleza, mas por sua força e capacidade de regeneração. O processo de criação foi pensado nas formas da natureza, com toda sua imensidão e riqueza da fauna e da flora. Queremos transmitir a dança das raízes, a elegância das árvores e, principalmente, o sentido de ‘semear’. explica Célia Kina, designer da Julio Okubo.
Uma árvore por joia
Com Refloreste-se, a marca se estabelece como pioneira no segmento de joalherias conscientes, integrando a preservação ambiental à sua essência. Ao escolher a região que abrange a maior floresta tropical do mundo como cenário, o lançamento simboliza a interdependência entre a natureza e a humanidade e convida o público a refletir sobre o impacto de suas escolhas e a valorizar um luxo que respeita e protege o planeta.
Para completar o ciclo sustentável do lançamento, a Julio Okubo lança o compromisso com a produção de suas joias em ouro rastreável, garantindo que todo o processo siga padrões éticos e transparentes. “Com mais essa iniciativa, nos posicionamos na batalha contra o garimpo ilegal. É um grande passo para a nossa história”, explica Maurício Okubo.
O projeto também busca envolver os consumidores na causa da sustentabilidade por meio do consumo consciente. Cada joia da coleção não é apenas um item de luxo, mas um símbolo de renovação. “A cada venda, o cliente contribuirá para o reflorestamento da maior floresta tropical do mundo, a partir do plantio de 01 árvore na floresta”, conta o CEO.
A meta da joalheria é plantar, pelo menos, três mil árvores ao longo dos próximos meses. Toda a proposta foi amparada e co-criada pelo IDESAM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), organização não governamental.