A previsão é que, em 2050, vamos precisar do equivalente a 2,3 planetas Terra para sobreviver
Mudanças nos hábitos de consumo e a forte tendência da economia circular transformaram as decisões dos consumidores de produtos tecnológicos. Por isso, empresas de TI modificaram e avançaram em seus compromissos com a proteção e conservação do planeta, buscando melhorar a utilização dos seus recursos e o bem-estar da sociedade. Diante dessa nova realidade a HP reforça seu compromisso com programas sustentáveis e práticas de negócios para o impacto positivo da economia circular.
Além de projetar produtos que usem menos recursos naturais e que sejam reciclados mais vezes, a marca também tem como objetivo oferecer aparelhos que consumam menos energia. A HP também incluiu, em sua cadeia de suprimentos, um programa para incentivar os fornecedores a definir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) mais agressivas
Sustentabilidade: proteção e restauração
Em parceria com a Conservation International, a HP está focada em restaurar e proteger florestas. A iniciativa tem o objetivo de conservar a floresta amazônica com auxílio de comunidades locais e povos indígenas em países como Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Um dos principais focos da colaboração é plantar mais de 48.000 árvores nativas. Outros esforços de reflorestamento e preservação na América Latina em países como Chile e México também estão em andamento.
Para obter mais informações sobre como a HP celebra o Dia da Terra com ações, você pode visitar o link a seguir.
HP Planet Partners: reciclagem e impacto positivo na economia circular
A HP torna a reciclagem mais fácil e gratuita para os consumidores com o programa HP Planet Partners. Clientes em mais de 10 países da América Latina, nos últimos 14 anos, reciclaram aproximadamente 13,7 milhões de cartuchos de tinta e toners. Com esse processo, os produtos devolvidos são reduzidos a matérias-primas para serem usadas na fabricação de novos equipamentos. Um marco nesse processo é a impressora HP Smart Tank, que possui 40% de conteúdo reciclado em peso de plástico e é fabricada no Brasil.
Para isso acontecer, a iniciativa pioneira HP & Cooperatives cria um modelo de negócios acessível ao abraçar o setor informal de negócios. Desde 2018, mais de 10 cooperativas fazem parte desse projeto em São Paulo. Com isso, mais de 380 toneladas de resíduos eletroeletrônicos já foram coletadas utilizando uma plataforma digital capaz de aumentar o fluxo de abastecimento do processo.
Além disso, o projeto visa melhorar as condições de trabalho e renda das cooperativas com a promoção de ações de educação, inclusão digital e empoderamento feminino.