O programa de logística reversa criado pela Natura e pela The Body Shop, além de incentivar o descarte correto das embalagens, propõe nova vida aos materiais. A cada cinco embalagens vazias de ambas as marcas (com exceção de frascos em miniatura e amostras) levadas às respectivas lojas físicas, os clientes receberão um novo produto.
Além disso, os estabelecimentos da Natura ainda receberão itens vazios de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. De acordo com Paula Andrade, vice-presidente de varejo de Natura & Co, a ação visa incentivar o descarte correto das embalagens, a reciclagem e a economia circular.
Desde junho de 2020, o grupo de compromete a intensificar os seus trabalhos em relação aos problemas mais urgentes do mundo, como por exemplo o descarte incorreto de resíduos na natureza.
Durante a coleta de resíduos, as duas marcas contam com a ajuda da TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem. Ela será responsável por recolher as embalagens e realizar todo o processo de reciclagem dos materiais, serão transformados em vasos de plantas, cones de trânsito, caixas para legumes e vegetais, entre outros itens.
A coleta está ativa em a ação é válida para todas as 60 lojas de shoppings da Natura e para 33 lojas da The Body Shop, espalhadas pelo Brasil.
O que a Natura faz pelo planeta?
Todos os anos, a Natura reutilizamos cerca de 925 toneladas de plástico reciclado na produção de nossas embalagens. Essa iniciativa evita que o equivalente a 31 milhões de garrafas PET de 1 litro virem lixo.
Além disso, desde 1983, a empresa também oferece refis produzidos com material de origem renovável em suas principais linhas – economizando, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas em um único dia.
Por fim, todas as embalagens de produtos da linha Ekos são feitas de PET 100% reciclado. E em 2017, lançamos ainda o Programa Elos, que garante um destino adequado para resíduos e capacitação de todos os elos da cadeia de reciclagem. Essa ação já recuperou mais de 10 mil toneladas de resíduos pós-consumo no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.